Preços do petróleo caem com negociações de cessar-fogo em Gaza
![]()
NOVA YORK (Reuters) - Os preços do petróleo caíram nesta sexta-feira, mas ficaram estáveis na semana, com a possibilidade de um cessar-fogo em Gaza enfraquecendo os índices do petróleo, enquanto a guerra na Europa e a redução no número de plataformas de perfuração de petróleo nos Estados Unidos compensavam a queda.
Os futuros do Brent para entrega em maio fecharam a 85,43 dólares, queda de 35 centavos. O petróleo bruto dos EUA fechou a 80,63 dólares o barril, recuo de 44 centavos. Ambos os índices tiveram uma variação semanal menor que 1%.
"Todos estão atentos ao que o fim de semana trará com relação a Gaza", disse John Kilduff, sócio da Again Capital LLC, acrescentando que negociações bem-sucedidas de paz levariam os rebeldes houthis do Iêmen a permitir que petroleiros passassem pelo Mar Vermelho.
O Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disse na quinta-feira que acredita que as negociações no Catar podem levar a um acordo de cessar-fogo entre Israel e o Hamas em Gaza.
Blinken se reuniu com ministros árabes de Relações Exteriores e o presidente do Egito, Abdel Fattah El-Sisi, no Cairo, enquanto negociadores no Catar se concentravam em um cessar-fogo de cerca de seis semanas.
Embora um possível cessar-fogo signifique que o petróleo possa circular mais livremente globalmente, uma contagem menor de plataformas de petróleo nos EUA e a possibilidade de redução da taxa de juros norte-americana deram suporte aos preços.
O conflito no leste europeu também impediu que os preços do petróleo caíssem mais. Nesta sexta-feira, a Rússia lançou o maior ataque com mísseis e drones à infraestrutura energética ucraniana desde o início da guerra, atingindo a maior barragem do país e causando cortes de energia em várias regiões, segundo informações de Kiev.
(Reportagem de Laila Kearney em Nova York, Natalie Grover e Florence Tan em Cingapura)
0 comentário
Emirados Árabes Unidos deixam Opep e Opep+ em grande golpe para grupo global de produtores de petróleo
Petróleo atinge máxima em duas semanas com paralisação das negociações com Irã
Petróleo encerra semana em alta por preocupações com oferta
Petróleo salta com relatos de ataques aéreos e luta pelo poder no Irã
Cuba vê alívio de curto prazo com petróleo russo começando a fluir
Petróleo sobe US$3 após queda nos estoques de combustíveis dos EUA e ataques a tiros em Ormuz