Contas no Vermelho: quebra de produtividade e preços baixos trouxeram prejuízo no ciclo 23/24 de soja e milho
![]()
Dados levantados pelos pesquisadores do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) classificaram a temporada 2023/24 do sistema soja + milho com o maior prejuízo dos últimos 25 anos, tomando por base a praça de Sorriso no Mato Grosso.
Mauro Osaki, Pesquisador do Cepea, destaca que os dois fatores que mais comprometeram a rentabilidade dos produtores brasileiros foram a queda de produtividade na safra de soja 23/24 e os baixos preços de comercialização das commodities.
Este cenário de contas no vermelho também já está trazendo impactos para o próximo ciclo 2024/25. O pesquisador acredita que produtores que não tem histórico nos grãos e áreas novas e de baixa produtividade devam ser deixadas de lado na próxima safra e que os agricultores vão precisar manter os custos apurados e reajustar os planejamentos.
Osaki destaca ainda que enxerga a agricultura voltando ao padrão apresentado até 2019, após os últimos anos de preços elevados, classificados pelo pesquisador como pontos fora da curva.
Confira a íntegra da entrevista com o Pesquisador do Cepea no vídeo.
0 comentário
Anec projeta aumento nos embarques de soja e milho do Brasil em dezembro
Abertura de mercado para o Brasil na Índia e na Rússia
Arrozeiros celebram aprovação do uso da Taxa CDO para apoiar cadeia produtiva do arroz
Arroz/Cepea: Indústria retraída e exportações fracas mantêm pressão
Rússia eleva tensão no Mar Negro e milho e trigo sobem em Chicago
Híbrido tolerante ao pulgão é aposta da Corteva Agriscience para a cultura do Sorgo na próxima safra