Produção e venda de veículos crescem em março, diz Anfavea
![]()
SÃO PAULO (Reuters) - A indústria de veículos do Brasil teve em março crescimento de produção e licenciamentos ante fevereiro, mas as exportações mostraram forte queda ante o mesmo período do ano passado, informou a associação de montadoras instaladas no país, Anfavea, nesta segunda-feira.
A produção cresceu 3,2% ante fevereiro, a 195,8 mil carros, comerciais leves, caminhões e ônibus, tendo o melhor desempenho desde novembro, "se ajustando à crescente demanda do mercado", afirmou a entidade em apresentação à imprensa.
A entidade afirmou que a produção de caminhões em março foi a mais alta em 12 meses, aproximando o segmento de seu "patamar normal de mercado". A produção de ônibus subiu 61,6% impulsionada por ano eleitoral e programas federais como Caminho da Escola.
Já as vendas totais de veículos avançaram 13,6% na comparação mensal, para 187,7 mil unidades, mostrando uma média diária de emplacamentos de 9,4 mil veículos, 7,9% acima do registrado em fevereiro e 8,5% maior que a de março de 2023.
"No ano, a média diária de emplacamentos já é 12,6% superior à do primeiro trimestre de 2023", afirmou a Anfavea.
A entidade afirmou que as locadoras, setor que deve comprar mais de 700 mil veículos este ano após 590 mil em 2023, foram responsáveis por 46% das vendas de carros e comerciais leves em março.
As exportações, porém, recuaram 28% no mês passado sobre março do ano anterior, para 32,7 mil veículos. Segundo a Anfavea, com exceção do México, "todos os principais
mercados de destino estão em retração".
O setor terminou o trimestre com produção de 538 mil unidades, leve incremento de 0,4% ante os três primeiros meses de 2023. As vendas avançaram 9,1%, para 514,6 mil unidades. Já as exportações recuaram 28%, para 82,2 mil veículos.
(Por Alberto Alerigi Jr.; )
0 comentário
Dólar fecha em queda no Brasil em linha com fraqueza da moeda no exterior
Ibovespa fecha em queda com ações de construtoras na ponta negativa
Navios petroleiros do Irã são repelidos por bloqueio dos EUA; tráfego em Ormuz é escasso
Dívida pública federal cai 2,34% em março e colchão de liquidez encolhe
Suspeito de ataque em jantar em Washington é acusado de tentar assassinar Trump
Trump discutiu nova proposta para Irã com assessores de segurança nacional nesta segunda-feira, diz Casa Branca