Lavouras de Santo Ângelo/RS escaparam dos danos, mas logística e infraestrutura da região foram afetadas pela chuva
Lavouras de Santo Ângelo/RS escaparam dos danos, mas logística e infraestrutura da região foram afetadas pela chuva
![]()
Ao contrário de outras partes do Rio Grande do Sul, a região de Santo Ângelo registrou menos impactos das chuvas e enchentes que afetam o estado. Do ponto de vista das lavouras, por exemplo, como a colheita da soja já estava em 98% no município, pouca coisa foi perdida.
A maior dificuldade tem sido a questão logística. O Presidente do Sindicato Rural de Santo Ângelo/RS, Laurindo Nikititz, conta que existem muitas estradas e pontes interditadas no caminho para levar a soja até o porto de Rio Grande, o que obriga os caminhões a fazerem desvios e encarecer os fretes.
Outro impacto desse cenário deverá ser sentido na safra de inverno. A liderança aponta que já havia a perspectiva de redução de 25% na área plantada com trigo em 2024 devido aos baixos preços do cereal e as perdas nas últimas safras, mas agora diante destes problemas e do solo mais encharcado, essa redução deve subir para ao menos 30%.
Confira a íntegra da entrevista com o Presidente do Sindicato Rural de Santo Ângelo/RS no vídeo.
0 comentário
Preços da soja no Brasil renovam máximas após semana com quase 4% de alta acumulada em Chicago
China aumenta compras de soja dos EUA em meio a temor de safra menor e preços mais altos
Soja recua em Chicago nesta 6ª feira (21) com realização de lucros, após semana de sequência de altas
Nova safra de soja do Brasil pode cair "um pouco" com El Niño, diz executivo da Cofco
Preços da soja no Brasil são os melhores desde 2023; atenção às vendas produtor
ABIOVE atualiza projeções e aponta avanço no esmagamento acumulado