Ações da China e de Hong Kong saltam com novo estímulo ao setor imobiliário
![]()
Por Summer Zhen
HONG KONG (Reuters) - As ações da China e de Hong Kong terminaram em alta nesta sexta-feira, com os investidores aplaudindo as medidas de Pequim para estabilizar o setor imobiliário atingido pela crise.
Liderados pelas construtoras, a maioria dos setores avançou na sessão depois que a China anunciou uma série de medidas que vão desde permitir que os governos locais comprem "alguns" apartamentos, flexibilizando as regras de hipoteca, até a promessa de entregar casas inacabadas.
As medidas compensaram o sentimento de estagnação da manhã, após dados decepcionantes sobre vendas no varejo e imóveis.
"Vimos uma maior urgência por parte das autoridades para estabilizar o mercado imobiliário, o que é uma notícia bem-vinda depois que vimos os preços das moradias em abril com o maior declínio mensal do ciclo atual", disse Lynn Song, economista-chefe no ING.
O índice imobiliário do CSI300 e as empresas imobiliárias do continente listadas em Hong Kong saltaram 9% e 5%, respectivamente.
No fechamento, o índice de Xangai teve alta de 1,01%, enquanto o índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, subiu 1,03%. O índice Hang Seng, de Hong Kong, avançou 0,91%.
. Em TÓQUIO, o índice Nikkei recuou 0,34%, a 38.787 pontos.
. Em HONG KONG, o índice HANG SENG subiu 0,91%, a 19.553 pontos.
. Em XANGAI, o índice SSEC ganhou 1,01%, a 3.154 pontos.
. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, avançou 1,03%, a 3.677 pontos.
. Em SEUL, o índice KOSPI teve desvalorização de 1,03%, a 2.724 pontos.
. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou baixa de 0,21%, a 21.258 pontos.
. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES valorizou-se 0,26%, a 3.313 pontos.
. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 recuou 0,85%, a 7.814 pontos.
(Reportagem de Summer Zhen)
0 comentário
Dólar sobe com mercado em busca de proteção antes de novas revelações do caso Master
Ibovespa recua na sessão com inflação nos EUA e caso Master no radar
Taxas dos DIs zeram perdas com receio de que fim do sigilo no caso Master atinja Flávio
Presidente do STF determina que Mendonça retire mais sigilos do caso Master
Ações sobem mas fecham semana com queda em meio a temores persistentes de inflação
Wall Street abre em alta após relatório de inflação de agosto