Há quase 40 dias sem chuva, milho e sorgo sofrem perdas em Paracatu (MG)
Há quase 40 dias sem chuva, milho e sorgo sofrem perdas em Paracatu (MG)
![]()
De acordo com o produtor rural de Paracatu, em Minas Gerais, João Luiz Pinton, há exatos 39 dias não chove no Município. Esta seca duradoura já causa perdas irreversíveis tanto para o sorgo quanto para o milho segunda safra.
Ele explica que, aqueçes produtores que acabaram fazendo o plantio da safrinha mais cedo, vão ter uma produtividade melhor, seja pela janela de semeadura, em que as plantas se desenvolveram melhor antes da seca extrema, e também pelo investimento. Já o milho e o sorgo tardios vão ter maiores quebras.
"O milho que foi plantado primeiro deve ter uma perda em torno de 20%, enquanto o milho do tarde deve ter uma quebra de 80%. Tem produtor que vai ficar só com a palhada. Já o sorgo, quem plantou mais tarde, também deve ter uma quebra de cerca de 20% na média de produtividade", disse.
Independente de quem plantou mais tarde ou mais cedo, Pinton destaca que, olhando para as perdas, preço de venda dos grãos e custos de produção, a conta não vai fechar.
0 comentário
Milho recua na B3 nesta 6ªfeira, mas ainda acumula valorizações ao longo da semana
Mercado do milho brasileiro atento ao clima e ao câmbio nessa reta final de 2025
Milho anda de lado em Chicago nesta sexta-feira já entrando em ritmo de final de ano
Bom resultado de vendas nos EUA ajuda milho a se valorizar em Chicago nesta quinta-feira
Brasil exportou mais milho em novembro de 2025 do que no mesmo mês de 2024
USDA informa novas vendas de 493,3 mil t de milho para Colômbia e México