Produção de café da Indonésia deve se recuperar em 2024/25, diz USDA
![]()
(Reuters) - A produção de café da Indonésia, um dos cinco maiores produtores do mundo, deve se recuperar acentuadamente em 2024/25 (abril-março) em relação à safra ruim de 2023/24, segundo um relatório do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA).
O USDA projetou que a nova safra da Indonésia atingirá 10,9 milhões de sacas de 60 kg, em comparação com uma produção revisada para baixo de apenas 7,65 milhões de sacas em 2023/24, que foi a menor safra em pelo menos seis anos, pois o padrão climático El Niño afetou negativamente os cafezais.
A maior parte do café produzido na Indonésia é da variedade robusta, um tipo amplamente usado para fazer café solúvel.
A seca induzida pelo El Niño na última temporada também afetou a produção de robusta no Vietnã, fazendo com que os preços globais desse tipo de café atingissem os níveis mais altos de todos os tempos.
O USDA espera uma recuperação dos rendimentos agrícolas nos cafezais da Indonésia, bem como bons rendimentos em áreas que cultivam café arábica, uma variedade de sabor mais suave.
No entanto, o USDA disse que a colheita do café na Indonésia provavelmente sofrerá atrasos, pois as plantas demoraram mais para se recuperar da seca da última temporada. O órgão espera que a colheita seja retomada neste mês ou em junho, em comparação com o período habitual de março ou abril.
As exportações de café verde foram projetadas em 6 milhões de sacas em 2024/25, contra 4,28 milhões de sacas na safra anterior.
(Reportagem de Marcelo Teixeira em Nova York)
0 comentário
Disparada do dólar consolida quedas nos futuros do café arábica no fechamento desta 6ª feira (05)
Cafeicultor de MG vira a primeira lenda brasileira do café especial do mundo
Após ganhos, mercado cafeeiro trabalhava com ajustes técnicos e realizando lucros na manhã desta 6ª feira (05)
Falta de chuva no BR faz futuros do café arábica fecharem sessão desta 5ª feira (04) com ganhos de 2%
Preço médio das exportações de café não torrado dispara 46% em novembro/25 frente ao mesmo período do ano passado
Região da Alta Mogiana registra boa florada do café, mas qualidade da próxima safra preocupa os produtores