Safras menores na região do Mar Negro reduzem oferta de trigo, aponta IGC
![]()
LONDRES (Reuters) - O Conselho Internacional de Grãos (IGC) reduziu sua previsão para a produção mundial de trigo em 2024/25 na quinta-feira, com a perspectiva dos principais produtores do Mar Negro, Rússia e Ucrânia, sendo rebaixada.
O órgão intergovernamental, em sua atualização mensal, reduziu sua perspectiva de safra mundial de trigo para 2024/25 em 3 milhões de toneladas métricas, para 795 milhões de toneladas.
A Rússia, o maior exportador de trigo do mundo, deverá ter uma safra de 85,5 milhões de toneladas, abaixo da projeção anterior de 90,4 milhões, enquanto a perspectiva de produção da Ucrânia foi reduzida de 24,5 milhões para 23,7 milhões.
O clima quente da primavera, combinado com geadas em importante área produtiva da Rússia, levou os analistas, como a IKAR e a Sovecon, a reduzir as previsões para a safra deste ano recentemente.
As geadas também causaram danos em algumas partes da Ucrânia.
A perspectiva de perdas de safra na região do Mar Negro ajudou a elevar os preços globais do trigo este mês, com o mercado subindo para uma máxima de 10 meses na quarta-feira.
O IGC também cortou sua previsão para a produção global de milho em 2024/25 em 6 milhões de toneladas, para 1,22 bilhão de toneladas, com a perspectiva da safra na Argentina sendo rebaixada.
A safra de milho da Argentina foi estimada em 54 milhões de toneladas, abaixo da projeção anterior de 60 milhões.
A produção de milho na Argentina foi afetada por um grave infestação do inseto cigarrinha.
(Reportagem de Nigel Hunt)
0 comentário
Feijão/Cepea: Após valorizações intensas em fevereiro, mercado inicia março em ritmo lento
Federarroz, Farsul e COOPACC solicitam medidas urgentes para o setor arrozeiro
Conflitos no Oriente Médio deixam setor de arroz no BR em alerta sobre custos de produção maiores, logística mais cara e escoamento global
Arroz/Cepea: Fevereiro fecha com alta nos preços, mas negociações seguem lentas no RS
StoneX corta previsão de safra de soja do Brasil e eleva a de milho
Limitada agora, exportação de sorgo do Brasil deve avançar no 2º semestre, diz chinesa Hang Tung