Mamão/Cepea: Chuvas inesperadas e altas temperaturas aumentam ataque de fungos no RN
Produtores de mamão do Rio Grande do Norte têm relatado que a produção local tem sido impactada por pancadas de chuvas inesperadas (e recentes) e altas temperaturas, cenário que desencadeou a incidência de doenças fúngicas, como corynespora, fusarium e oídio, e diminuiu a oferta disponível. Segundo colaboradores do Hortifrúti/Cepea, o oídio também tem facilitado a alta infestação de ácaros, já que está comprometendo a saúde das plantas, deixando-as mais suscetíveis a outras pragas.
Assim, diante da baixa oferta, o havaí de primeira qualidade foi vendido por R$ 4,63/kg, valorização de 3% em comparação a semana passada. Em contraste, o formosa se desvalorizou, 15%, registrando média de R$ 1,20/kg. Isso porque, apesar da oferta da região controlada, a concorrência com outras praças produtoras pressionou as cotações. Produtores potiguares estão procurando os melhores métodos para contornar esses desafios.
0 comentário
Ministro André de Paula participa de ato simbólico de exportação de uvas com oportunidades abertas pelo Acordo Mercosul-União Europeia
HORTI RESENHA #144 - Métodos de conservação e variedades tardias abrem novos mercados para a lichia
Cacau cai para mínimas de duas semanas em NY
HORTI RESENHA #143 - Sustentabilidade pode definir quem exporta frutas e quem fica de fora do mercado
Contratos futuros do cacau despencam mais de 4% em NY e Londres
Após alta intensa, cacau volta a cair após participação de lado vendedor no mercado global