Imea vê leve aumento na área de soja 24/25 de MT e recuperação da safra
![]()
SÃO PAULO (Reuters) - A safra de soja de Mato Grosso em 2024/25, que será plantada a partir de setembro, foi estimada nesta segunda-feira em 43,7 milhões de toneladas, estável na comparação com a previsão do mês anterior, que considera um ligeiro aumento de área plantada ante a temporada passada, de acordo com dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
Segundo o levantamento do órgão ligado aos produtores, a safra poderá superar em 11,85% o total colhido no ciclo anterior, quando a seca afetou as produtividades.
De acordo com o Imea, a área plantada deverá crescer 0,64% na comparação com o ciclo passado, para 12,56 milhões de hectares, enquanto a produtividade poderá aumentar mais de 11%.
"Com o início da colheita do milho no Estado, os produtores estão concentrados nos trabalhos a campo, o que reforça a incerteza quanto ao cenário produtivo para a próxima safra da oleaginosa", disse o Imea, em relatório.
Além disso, os "altos patamares" de custo e os preços "pouco" atrativos da soja neste momento têm limitado grandes investimentos em área por parte dos sojicultores para a temporada.
Como a nova safra de soja ainda não foi plantada, o Imea usou média últimos três anos para gerar o indicador de produtividade, que ficou estimado em 57,97 sacas/ha.
O Imea ainda elevou a projeção de safra de milho 2023/24, que está sendo colhida, para 45,8 milhões de toneladas, ante 45 milhões na previsão de maio, considerando produtividades maiores do que o esperado.
Ainda assim, a produção cairia ante a temporada passada devido a um recuo de 7,3% na área plantada e também na produtividade, de 5,8%.
Na temporada anterior, o Estado colheu 52,5 milhões de toneladas.
(Por Roberto Samora)
0 comentário
Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes
Soja segue em alta na CBOT, mas ameniza ganhos na tarde desta 2ª feira