Minério de ferro atinge mínima em 7 semanas por redução da demanda de aço e apostas de maior oferta
![]()
Por Amy Lv e Mei Mei Chu
PEQUIM (Reuters) - Os contratos futuros de minério de ferro ampliaram a queda para a quinta sessão consecutiva nesta quarta-feira, atingindo o menor valor em sete semanas, pressionados pela demanda vacilante de aço e pelas expectativas de maiores embarques para a China, principal consumidor de minério, em junho.
O contrato de setembro do minério de ferro mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) da China encerrou as negociações do dia com recuo de 1,84%, a 825 iuanes (113,86 dólares) a tonelada, o menor valor desde 16 de abril.
O minério de ferro de referência para julho na Bolsa de Cingapura caiu 1,21%, para 106,35 dólares a tonelada, o menor valor desde 11 de abril.
"O foco voltou a se concentrar nos fundamentos fracos das expectativas de estímulo à recuperação da demanda; a oferta provavelmente se manterá alta em junho, enquanto há espaço limitado para a demanda", disse Cheng Peng, analista da Sinosteel Futures, com sede em Pequim.
O consumo de ingredientes siderúrgicos diminuiu junto com a queda na produção de metais quentes, enquanto os estoques portuários continuaram a se acumular, colocando os preços do minério sob pressão de baixa, disseram os analistas da Huatai Futures em uma nota.
"Mas algumas usinas siderúrgicas podem voltar a estocar cargas para atender às necessidades de produção durante o próximo Festival do Barco do Dragão, após a queda persistente dos preços, o que pode limitar a baixa de preços", acrescentou Cheng, da Sinosteel.
O mercado de futuros chinês estará fechado em 10 de junho para o feriado.
Outros ingredientes de fabricação de aço na bolsa de Dalian recuaram ainda mais, com o carvão metalúrgico e o coque caindo 0,96% e 0,97%, respectivamente.
(Reportagem de Amy Lv e Mei Mei Chu)
0 comentário
Trump ameaça processar Powell, do Fed, e anunciará seu substituto em janeiro
Índices de Wall Street fecham em baixa com queda de ações de tecnologia antes do Ano Novo
Ibovespa fecha em queda com ajustes em pregão de liquidez reduzida
Bolsonaro ficará internado até 1º de janeiro se não houver novas intercorrências, diz médico
Trump diz que EUA atacarão novamente se Irã estiver reconstruindo programa nuclear
Dólar à vista fecha em alta com exterior em sessão de menor liquidez nos mercados