Após tumulto no Conselho de Ética da Câmara, Lira apresenta medidas mais duras contra quebra de decoro
![]()
Por Maria Carolina Marcello
BRASÍLIA (Reuters) - O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), apresentou nesta terça-feira a líderes de bancada um projeto de resolução que torna o Regimento Interno da Casa mais duro em relação a infrações do Código de Ética.
A apresentação do projeto ocorre cerca de uma semana após tumulto ao final de reunião do Conselho de Ética em que deputados trocaram ofensas e quase chegaram à agressão física.
"Apresentei ao Colégio de Líderes um projeto de resolução que muda o Regimento Interno da Câmara e cria medidas de suspensão do mandato e exclusão de deputado do trabalho de Comissão com a aplicação de medidas cautelares àqueles que infringirem o Código de Ética", informou o presidente da Câmara em uma publicação na rede social X.
Segundo Lira, o texto permite que a Mesa da Câmara adote medidas em caráter cautelar, caso identifique que houve quebra de decoro. A decisão poderá ser referendada ou não pelo Conselho de Ética.
"Não podemos mais continuar assistindo aos embates quase físicos que vêm ocorrendo na Casa e que desvirtuam o ambiente parlamentar, comprometem o seu caráter democrático e -- principalmente -- aviltam a imagem do Parlamento na sociedade brasileira", disse o presidente na publicação.
0 comentário
Trump ameaça processar Powell, do Fed, e anunciará seu substituto em janeiro
Índices de Wall Street fecham em baixa com queda de ações de tecnologia antes do Ano Novo
Ibovespa fecha em queda com ajustes em pregão de liquidez reduzida
Bolsonaro ficará internado até 1º de janeiro se não houver novas intercorrências, diz médico
Trump diz que EUA atacarão novamente se Irã estiver reconstruindo programa nuclear
Dólar à vista fecha em alta com exterior em sessão de menor liquidez nos mercados