Mercados argentinos comemoram "melhor dia" para Milei com impulso de Senado e China
![]()
Por Karin Strohecker e Walter Bianchi
LONDRES/BUENOS AIRES (Reuters) - Os títulos e o peso argentino avançavam nesta quinta-feira, com investidores respirando aliviados depois que o Senado argentino aprovou um amplo projeto de lei que é fundamental para os planos de reforma econômica do presidente libertário Javier Milei e renovou um acordo de empréstimo de swap de moeda com a China.
A vitória no Senado foi um grande impulso para Milei, que venceu uma eleição surpreendente no ano passado, prometendo reformar a combalida economia do país em dificuldades. Ele quer privatizar empresas públicas, fortalecer poderes do Executivo e aumentar incentivos ao investimento.
"Sem dúvida, foi o melhor dia econômico para o governo", disse o analista argentino Christian Buteler, citando a aprovação do projeto de lei, um pacote fiscal duplo que também recebeu sinal verde e a extensão até 2026 de uma linha de swap de moeda com a China.
"A aprovação das leis no Senado, para além da rigidez dos votos ou das mudanças feitas no texto, ressalta a capacidade do governo de governar, apesar de ter chegado ao poder com uma minoria (legislativa). Isso é muito positivo", disse ele.
Os títulos soberanos no mercado de balcão local subiam em média 2,5%, um índice de risco soberano caiu drasticamente, enquanto o peso do mercado paralelo apreciava quase 4%, para 1.240 por dólar, depois de atingir uma mínima recorde na semana passada.
0 comentário
Índices de Wall Street fecham em baixa com queda de ações de tecnologia antes do Ano Novo
Ibovespa fecha em queda com ajustes em pregão de liquidez reduzida
Bolsonaro ficará internado até 1º de janeiro se não houver novas intercorrências, diz médico
Trump diz que EUA atacarão novamente se Irã estiver reconstruindo programa nuclear
Dólar à vista fecha em alta com exterior em sessão de menor liquidez nos mercados
Taxas dos DIs ficam estáveis em dia com baixa liquidez