Mamão/Cepea: Preços do havaí seguem em queda, mas já sinalizam alta
Nesta semana (10 a 14/06), o preço médio do mamão havaí seguiu caindo nas principais regiões produtoras. Segundo agentes consultados pelo Hortifrúti/Cepea, a oferta já começou a recuar nos últimos dias, mas ainda pesou sob as cotações. Além disso, as vendas estiveram enfraquecidas pelo clima ameno do Sul e do Sudeste, principais centros consumidores, e pelas festividades juninas.
Assim, no Norte do Espírito Santo, o havaí tipo 12-18 foi cotado a R$ 1,23/kg, queda de 4% frente à semana passada. E, no Sul da Bahia, a variedade foi vendida por R$ 1,24/kg, queda de 11% na mesma comparação. Problemas com o calibre da fruta ainda foram mencionados, havendo bastante presença de mamões miúdos, o que também impactou na comercialização.
Destaca-se que já foi observado aumento do preço do havaí nos últimos dias desta semana, mas o mesmo ainda não foi suficiente para puxar a média semanal. Para os próximos dias, é esperado que o havaí se valorize, diante da diminuição gradativa do volume, já que a queda das temperaturas, sobretudo a noite, está reduzindo a taxa de amadurecimento no ES e na BA.
0 comentário
Batata/Cepea: Atacado registra alta pela terceira semana seguida
Brasil alcança 3º lugar mundial em produtividade de amendoim com 3,8 toneladas por hectare
Citros/Cepea: Subprodutos citrícolas têm alívio tarifário
Cebola/Cepea: A crise no setor da cebola em 2025 tem nome: clima favorável e produtividade elevada
HORTI RESENHA #125 - A importância do setor de FFLVs para o varejo
Mamão/Cepea: Qualidade segue como desafio, mas rentabilidade fecha no azul no ES