Campeão do concurso de produtividade de milho verão do Getap produziu 270 sacas/ha
O Fórum Getap (Grupo Tático de Aumento de Produtividade) que aconteceu nesta quarta-feira (19) revelou os campeões do concurso de produtividade de milho verão/2024. Na sua 4ª edição, a competição contou com 162 inscritos de seis estados brasileiros e teve 48 áreas auditadas em duas categorias: sequeiro e irrigado.
Para se chegar ao vencedor, indicadores como produtividade e população obtida, número e peso de grãos por espiga, além de híbrido e tecnologia aplicada foram analisados durante a auditoria.
Ronei Gaviraghi, do município de Mangueirinha-PR foi o campeão na categoria sequeiro e alcançou a maior marca da competição - 270 sacas por hectare.
A segunda colocação ficou com Nilson de Paula Xavier Marchioro, de Ipiranga-PR, que colheu 256,3 sc/ha.
Egon Heinrich Milla, de Candói- PR, ficou com a terceira colocação e uma produção de 253,0 sc/ha.
Na categoria milho irrigado, destaque para Cláudio Castro, de Perdizes-MG, que colheu 258,2 sc/ha e conquistou o primeiro lugar.
O segundo colocado foi, Fabio Zandonai, de Cristalina-GO com a marca de 254,4 sc/ha e o terceiro colocado foi Bráulio Copetti Casarin, de Boa Vista do Cadeado-RS, que produziu 247,1 sc/ha.
De acordo com o Gustavo Capanema, Consultor do projeto Getap, a média da produtividade alcançada entre os participantes desta edição foi de 216 sacas/ha contra uma média Brasil de 98 sacas/ha com dados da Conab. Os números mostram o potencial de incremento de produtividade que o país ainda tem para o milho e consequentemente, para aumentar a oferta do cereal. De acordo com Capanema, o uso de tecnologias vem sendo incorporado a cultura nos últimos anos, mas ainda falta segurança do produtor para seguir investindo.
Para Anderson Galvão, CEO da Céleres e curador do concurso, o milho deixou gradativamente de ser um produto de mercado doméstico para se tornar uma commoditie de exportação. Com isso, as empresas aumentaram sua participação no segmento e as pesquisas ganharam investimentos, garantindo maior eficiência e melhores resultados ao agricultor. Mas Galvão reforça que o produtor de milho só vai tomar risco se a atividade for atraente e remuneradora.
0 comentário
Com mercado lento, cotações do milho recuam na B3 nesta segunda-feira
Em apenas 15 dias úteis, Brasil já exportou mais milho do que em todo dezembro de 2024
Força de demanda segue mantendo futuros do milho de Chicago em alta nesta segunda-feira
Cotações do milho abrem a segunda-feira no campo positivo da Bolsa de Chicago
Milho/Cepea: Com demanda ainda fraca, preços caem em parte das praças
Futuros do milho recuam em Chicago nesta sexta-feira, mas ainda acumulam ganhos semanais