Greve da indústria de soja da Argentina se aproxima da marca de uma semana
![]()
BUENOS AIRES (Reuters) - Uma greve de trabalhadores da indústria de oleaginosas na Argentina deve entrar em seu sétimo dia nesta segunda-feira, uma vez que as negociações salariais com as empresas continuam paralisadas, afetando os embarques de um dos maiores exportadores de grãos do mundo.
"Continuaremos com a greve", disse Martin Morales, secretário do Sindicato dos Trabalhadores e Empregados de Sementes Oleaginosas do Departamento de San Lorenzo (SOEA), à Reuters no domingo. "Amanhã avaliaremos novamente (se continuaremos ou não)."
Dois sindicatos industriais deram início à greve na última terça-feira, com os trabalhadores exigindo que os salários ficassem acima da alta inflação.
Morales disse que as empresas afetadas ainda não entraram em contato com os sindicatos para negociar.
A greve afetou principalmente os terminais localizados ao norte de Rosário, ao longo do rio Paraná, onde são embarcados mais de 80% das exportações agrícolas e agroindustriais da Argentina.
Pelo menos três dúzias de navios ainda estavam atrasados no domingo perto de Rosário, um dos mais importantes centros de agroexportação do mundo.
Em junho, o governo argentino forçou a SOEA a suspender uma greve, convocando-a para conversas mandatórias de reconciliação, forçando o sindicato e as empresas a voltarem à mesa de negociações.
A Argentina é um grande produtor de grãos e um dos principais exportadores de óleo e farelo de soja.
A economia do país é altamente dependente dos recursos cambiais trazidos pelas exportações de grãos, enquanto o governo trabalha para reforçar as escassas reservas do banco central.
(Reportagem de Walter Bianchi; redação de Kylie Madry)
1 comentário
Soja fecha em baixa na Bolsa de Chicago, enquanto dólar volta a subir frente ao real
Soja tem 6ª feira de movimentos tímidos em Chicago, mas passa a operar em queda
Soja retoma negócios em alta nesta 6ª em Chicago, após rally da véspera de Natal
Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto
Henrique Afonso Schmitt blumenau - SC
Os canhotos tentando atrapalhar a vida do Milei. Fica de olho, Milei! Abra o mercado do grão para não ficar dependente da boa vontade desse pessoal, do contrário, vão acabar com você!