Powell diz que "chegou a hora" de reduzir os juros nos EUA
![]()
Por Howard Schneider e Ann Saphir
JACKSON HOLE, Estados Unidos (Reuters) - O chair do Federal Reserve, Jerome Powell, disse nesta sexta-feira que "chegou a hora" de o banco central dos Estados Unidos cortar sua taxa de juros, uma vez que os riscos crescentes para o mercado de trabalho não deixam espaço para mais fraqueza e a inflação está a caminho de alcançar meta de 2%, oferecendo um apoio explícito para o afrouxamento da política monetária.
"Os riscos de alta para a inflação diminuíram. E os riscos de queda para o emprego aumentaram", disse Powell em discurso no simpósio anual do Fed de Kansas City em Jackson Hole, no Estado norte-americano de Wyoming.
"Chegou a hora de ajustar a política. A direção a ser seguida é clara, e o momento e o ritmo dos cortes nos juros dependerão dos dados que chegarem, da evolução das perspectivas e do equilíbrio dos riscos."
Referindo-se às duas metas que o Fed é encarregado pelo Congresso de atingir, Powell disse que sua "confiança cresceu de que a inflação está em um caminho sustentável de volta para 2%", depois de ter subido para cerca de 7% durante a pandemia da Covid-19, enquanto o desemprego está aumentando.
0 comentário
Brasil teve 2025 marcado pelo choque de juros, atenção às contas públicas e apoio fundamental do agro
Indonésia assina acordo de livre comércio com a União Econômica Eurasiática liderada pela Rússia
Ibovespa abre estável com baixa liquidez devido ao Natal
Dólar segue perto da estabilidade no Brasil apesar de queda no exterior
Mercado vê Selic a 12,25% em 2026, mostra Focus
Minério de ferro amplia ganhos com oferta restrita da BHP e produção mais firme de ferro-gusa