Chuvas fortes em Dom Pedrito (RS) preocupam produtores por possibilidade de atraso nos trabalhos para o plantio da soja
![]()
Chuvas fortes têm atingido vários municípios do Rio Grande do Sul nos últimos dias, e no caso específico de Dom Pedrito, há cerca de seis dias as precipitações impedem os produtores de entrarem com os maquinários no campo para preparar a terra para a semeadura da soja e do arroz. As informações são do presidente do Sindicato Rural do Município, José Roberto Weber.
Ele aponta que a 5º maior cidade do Estado registrou acumulados nas últimas 24 horas em áreas específicas de 120mm. Segundo dados divulgados pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul na tarde desta terça-feira (24), nas últimas 48 horas o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) computou 93,6mm e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), 63,6mm.
Para além da preocupação com o atraso nos trabalhos em campo, Weber aponta também a possibilidade de impactos no solo por causa da chuva, como compactação em algumas áreas e erosão em outras. Mas, sobretudo, a principal preocupação dos produtores no momento, de acordo com a liderança, é a dificuldade de acesso a linhas de crédito para a aquisição de sementes e insumos.
Weber fala sobre a possibilidade de que as áreas que costumam ser cultivadas com soja possam diminuir este ano, cedendo espaço para o arroz, mas como as compras de sementes estão atrasadas, ainda não é possível dizer com precisão o percentual de área que será semeada com cada cultura.
0 comentário
China volta às compras de soja dos EUA, mas mercado vê movimento mais político do que comercial
Soja recua em Chicago nesta 5ª feira com realização de lucros e cautela antes de relatório do USDA
Clima preocupante no Corn Belt, demanda da China nos EUA e geopolítica no foco da soja em Chicago, apesar de leves baixas desta 4ª feira
Soja: Brasil vende 4 milhões de t na semana com preços perto dos melhores momentos do ano
Agricultor do Tocantins é campeão da região Norte no Desafio Nacional de Máxima Produtividade da Soja do CESB
USDA confirma venda de 472 mil t de soja à China e movimento contribui para alta em Chicago