AgRural: Limitado por estiagem e calor, plantio de soja vai a 2% no Brasil
A área estimada para a soja na safra 2024/25 do Brasil estava 2% plantada até quinta-feira (26), contra 0,9% uma semana antes e 5,2% no mesmo período do ano passado, de acordo com levantamento da AgRural. Isolado na ponta, quem puxa o ritmo dos trabalhos é o Paraná, onde a umidade é melhor depois das chuvas registradas na segunda quinzena de setembro. As precipitações também favorecem o início do plantio em Santa Catarina.
Nos demais estados do país onde o vazio sanitário já terminou, o avanço da semeadura é muito lento devido à falta de chuva e ao calor, que no fim da semana passada ainda persistiam nos mapas de previsão para a virada de setembro para outubro. Em Mato Grosso, o plantio continuava limitado a áreas irrigadas e a talhões de sequeiro atingidos por chuvas leves e esparsas.
***
Com chuva no Sul, plantio de milho verão chega a 30% no Centro-Sul do Brasil
O plantio do milho verão 2024/25 chegou na quinta-feira (26) a 30% da área estimada para o Centro-Sul do Brasil, ante 26% na semana precedente e 32% no mesmo período do ano passado, segundo dados da AgRural. Com a melhora da umidade no Sul do país, onde os trabalhos seguem concentrados, o plantio e o desenvolvimento das lavouras avançam sob boas condições. O aumento das chuvas na semana passada também foi bem-vindo para limitar a pressão da cigarrinha, que normalmente se beneficia de condições mais secas.
0 comentário
Alta do dólar ajuda soja brasileira e derruba cotações de Chicago nesta sexta-feira
Dólar dispara e pesa forte sobre a soja de Chicago nesta 6ª, e tem impacto limitado nos preços do BR
Plantio de soja no Rio Grande do Sul tem avanço moderado pela redução de chuvas
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira e ainda espera por novidades e pelo novo USDA
Soja sobe em Chicago com atenção à demanda da China e clima na AMS, mas preços sentem leve pressão no BR nesta 5ª feira
Safra 25/26: primeiro foco de ferrugem asiática em área comercial é confirmado em MS