ORPLANA reivindica inclusão de produtores de cana em políticas públicas durante evento da DATAGRO
A ORPLANA (Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil) esteve presente, nos dias 21 e 22 de outubro, na 24ª Conferência Internacional DATAGRO sobre Açúcar e Etanol, realizada em São Paulo. O presidente da organização, Gustavo Rattes, participou da cerimônia de abertura e de um dos painéis do evento, em que debateu sobre a importância de uma regulação sustentável para o setor de açúcar e etanol.
Convidado do “Painel dos Presidentes - A regulação do setor”, ocorrido no segundo dia da conferência, Rattes enfatizou a necessidade de reconhecer e integrar os produtores de cana-de-açúcar nas políticas públicas, visto que mais de 40% da cana utilizada na produção de etanol é proveniente de produtores independentes.
O presidente da ORPLANA argumentou ainda que a inclusão é de suma importância não apenas para a agricultura, mas também para a justiça social e a competitividade do Brasil no mercado global. “Precisamos de políticas públicas que reconheçam e integrem o produtor rural. Se unirmos esforços entre produtores e indústrias, poderemos construir um Brasil mais justo e competitivo”, afirmou.
Além de Rattes, o CEO da ORPLANA, José Guilherme Nogueira, participou do painel que abordou a safra 2024/2025 e as perspectivas para 2025/2026, destacando os desafios enfrentados pela indústria devido à seca e os incêndios que impactaram as lavouras.
A 24ª Conferência Internacional DATAGRO reuniu autoridades, empresários e especialistas, promovendo um espaço para discutir questões urgentes relacionadas à sustentabilidade, mercado e novas tecnologias no setor de biocombustíveis, além de reafirmar que a colaboração entre produtores e indústrias é fundamental para fortalecer o setor de etanol e impulsionar um futuro mais sustentável.
0 comentário
Preços do açúcar fecham em alta após consultoria projetar queda de produção no Brasil
Após um ano de impasse, Consecana/SP se mantém no centro das atenções do setor canavieiro
Mercado do açúcar avança com cobertura de posições e volta ao patamar de 15 cents em NY
Produção de açúcar do centro-sul deve cair 5% em 2026/27, prevê Safras & Mercado
Faturamento médio das exportações de açúcar pelo Brasil cai 16,9% em dezembro
Preços do açúcar fecham em alta nesta 2ª feira (22) em NY e Londres