CNA capacita produtores e técnicos do MS em gestão de água
A CNA abordou a Política Nacional de Recursos Hídricos durante capacitação para produtores irrigantes e técnicos da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), na quarta (23), em Campo Grande (MS).
A assessora técnica da Comissão Nacional de Irrigação da CNA, Jordana Girardello, falou sobre a gestão dos recursos hídricos e a importância de cada instrumento da política nacional para a tomada de decisão dos comitês de bacias hidrográficas e como os produtores rurais podem auxiliar na gestão da bacia e no uso eficiente da água.
"Nos Comitês de Bacias, onde as decisões sobre o uso da água são tomadas, é fundamental a presença ativa e qualificada dos representantes do setor. Esse engajamento garante a defesa dos interesses do segmento e assegura a segurança hídrica, essencial para a segurança alimentar”, disse Jordana.
A capacitação faz parte do programa desenvolvido pela CNA para fortalecimento das federações de agricultura e pecuária estaduais.
“Para nós da Famasul foi muito valioso poder contar com essa capacitação ofertada pela CNA em relação à política nacional de recursos hídricos, para que a gente consiga, de fato, alinhar os conhecimentos e levar pessoas capacitadas para a mesa de discussão que tem sido cada vez mais intensa aqui no nosso estado”, afirmou Tamíris Azoia de Souza, coordenadora técnica do Sistema Famasul.
Também participaram do encontro presidentes dos comitês de bacia e técnicos que atuam no Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos e conselho estadual de recursos hídricos na defesa do setor agropecuário.
0 comentário
Trump diz que EUA serão reembolsados em 20% sobre toda carga transportada pelo Estreito de Ormuz
Exportações globais de café verde caem 4,1% em maio, diz OIC
Café do Brasil enfrenta desafios do El Niño, mas safras estão mais resistentes
Dólar sobe ante o real após EUA e Irã retomarem ataques no Oriente Médio
Tráfego em Ormuz cai a nível mais baixo em 2 meses em meio a novos ataques entre EUA e Irã
Colheita da segunda safra de milho atinge 40% com tempo firme, diz AgRural