Principal destino das exportações brasileiras no mundo, Leste Asiático é foco de encontro promovido pela ApexBrasil e Ministério das Relações Exteriores em Tóquio
Entre os dias 4 e 6 de novembro, Tóquio receberá o Encontro dos Secoms, Sectecs e Adidos Agrícolas, realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e o Ministério das Relações Exteriores, para debater as tendências de comércio e investimentos do Brasil com a região. Farão parte dos debates representantes dos mais diversos setores da iniciativa privada.
“O Leste Asiático é destino de cerca de 1/3 das exportações brasileiras e de parte importante do superávit comercial brasileiro, mas temos o desafio de diversificar nossas exportações, ainda muito concentradas em poucas commodities. Por isso, o encontro dos Secoms, Sectecs e Adidos Agrícolas, com diálogo estreito com os empreendedores brasileiros, é estratégico para definirmos as ações que podem tornar as relações comerciais ainda mais benéficas para o Brasil”, comentou o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana.
Durante o Encontro, a ApexBrasil vai lançar o Mapa Bilateral de Comércio e Investimentos Brasil-Japão. Fruto da parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), a Japan External Trade Organization (JETRO) e a Embaixada do Brasil em Tóquio, a primeira edição do “Mapa Bilateral de Comércio e Investimentos – Brasil e Japão” apresenta uma análise abrangente das relações econômicas entre os países.
“Para além dos dados de comércio e da identificação de 300 oportunidades comerciais, que somam US$ 63,1 bilhões em possíveis exportações, o Mapa Bilateral Brasil-Japão traz ainda uma análise completa dos investimentos bilaterais e aponta que há muito espaço para incremento dos fluxos de investimentos entre os países. Podemos observar parte desse movimento por meio dos projetos greenfield japoneses anunciados no Brasil, entre 2019 e 2023, que somaram mais de US$ 3 bilhões, gerando potencialmente mais de 11 mil empregos”, afirmou o gerente de Inteligência da ApexBrasil, Igor Celeste.
Serviço
Data: 04/11-06/11
Horário de abertura: 9:00
Local: Embaixada do Brasil em Tóquio
0 comentário
Anvisa registra melhor resultado da história no controle de resíduos de defensivos agrícolas em alimentos
Indonésia projeta 15,65 mi quilolitros de biodiesel para 2026, leve alta ante 2025
APTA inaugura Centro de Pecuária Sustentável do Instituto de Zootecnia em São José do Rio Preto
A história de um pioneiro que fez a cerejeira florescer no Brasil
Vendas nominais no varejo devem subir até fevereiro de 2026, aponta IDV
Fundepag incentiva debate e aprofunda conceitos sobre agricultura regenerativa