Expectativa é de que redação do pacote fiscal seja finalizada nesta semana, diz Rui Costa
![]()
(Reuters) - O ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse nesta segunda-feira que há expectativa de que a redação do pacote de medidas fiscais prometido pelo governo seja finalizada nesta semana, mas a data de anúncio será definida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva após o texto ser apresentado a ele.
Em entrevista à GloboNews, Costa ainda afirmou que Lula já definiu que o governo não mexerá em investimentos nas áreas de saúde e educação, considerados pelo presidente como essenciais ao país.
O chefe da Casa Civil garantiu ainda que o governo seguirá "à risca" o arcabouço fiscal e disse que os ajustes no Orçamento deste ano a serem anunciados pela Junta de Execução Orçamentária (JEO) do governo na sexta-feira provarão este compromisso.
Recusando-se a detalhar qual será o tamanho do ajuste orçamentário a ser anunciado na sexta ou a adiantar pontos já acordados no pacote fiscal de redução de gastos, Costa afirmou não ser "razoável" que os cortes nas despesas recaiam apenas sobre o Poder Executivo.
Disse ainda que a maneira que o arcabouço fiscal foi aprovado pelo Legislativo implica em cortes nos recursos destinados às emendas parlamentares. O ministro disse também que a Constituição prevê que qualquer bloqueio ou contingenciamento de recursos deve atingir os Três Poderes proporcionalmente.
Costa disse ainda que o mercado financeiro atua de forma "especulativa" e que há muitas pessoas apostando alto contra o Brasil. O chefe da Casa Civil garantiu, ao mesmo tempo, que aqueles que apostam contra o país irão perder.
(Por Eduardo Simões, em São Paulo)
2 comentários
Ibovespa desaba com pré-candidatura de Flávio Bolsonaro revertendo começo de mês positivo
Dólar tem forte alta e atinge R$5,4346 após Flávio Bolsonaro ser apontado pelo pai como candidato
Bolsonaro diz a aliados que pretende lançar Flavio ao Planalto; dólar dispara
Poder360: Maduro quer brasileiros nas ruas “para apoiar a Venezuela”
Importação de diesel pelo Brasil no ano salta com menor oferta e consumo aquecido, diz StoneX
Reunião do Copom de janeiro deve ter duas das nove diretorias vagas, dizem fontes
Henrique Afonso Schmitt blumenau - SC
TÁ TODO MUNDO ENROLANDO??? TÁ TODO MUNDO ENROLANDO!!!
Henrique Afonso Schmitt blumenau - SC
Numa coisa temos que concordar com o ministro: os três poderes agem no modo perdulário. Por isso é urgente a reestruturação administrativa do país. A nação brasileira não pode continuar escrava de um estado PERDULÁRIO. C H E G A !!!
E quem é contra o ESTADO PERDULÁRIO, NÃO APOSTA NEM ALTO, NEM BAIXO, CONTRA O BRASIL. E, SIM, DESEJA PROFUNDAMENTE QUE A QUALIDADE DE NOSSOS POLÍTICOS MELHORE MUITO DO PONTO DE VISTA DA GOVERNABILIDADE E DA MORALIDADE. ISTO VALE PARA OS TRÊS PODERES DO GOVERNO.O meu Pai Sempre Filho; Não tem duas Verdades, Uma É mentira, a Nossa Política de Govêrno, Está em decadência; sòmente Problemas, e Aumento da Carega Tributária, Não vamos Resistir, vai ter que mudar a Trajetória, Provàvelmente , faltará Alimentos em Breve no Mundo,