Emater/RS-Ascar apresenta estimativa de safra de verão da soja durante a Fenasoja
A celebração dos 100 anos da soja em terras brasileiras seguiu neste sábado (30/11), com o ato simbólico do plantio da soja inserido na programação da Fenasoja, em Santa Rosa, município que leva o título de Berço Nacional da Soja. Na oportunidade, também foram apresentadas pela Emater/RS-Ascar as estimativas preliminares atualizadas para a safra de soja 2024/25.
A apresentação conduzida pelo diretor técnico da Emater/RS, Claudinei Baldissera, revelou que a tendência, se as condições climáticas se mantiverem favoráveis, é que a produção na safra atual de soja deverá ser superior a 21,6 milhões de toneladas no Rio Grande do Sul, valor 18,59% maior do que o colhido no ciclo 2023/2024.
Claudinei salientou que a oleaginosa deve ocupar 6.811.344 hectares no RS, com aumento de 1,54% na área de plantio em relação à safra passada. A produtividade esperada é 13,17% superior à obtida no ano passado, devendo chegar aos 3.179 kg/ha.
As lavouras semeadas no final de outubro e início de novembro apresentam boa germinação e estande adequado. Aquelas plantadas a partir da segunda quinzena de novembro, com períodos de poucas chuvas, apresentaram algumas falhas de germinação, mas sem comprometer o estande da lavoura.
Na região de abrangência do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa a área de produção de soja na safra 2024/25 é projetada em 779.119 hectares, com produtividade esperada de 3.132 kg/ha e produção de 2.440.201 toneladas do grão.
Até o momento já foi concluída a operação de plantio em 58% das áreas projetadas para a região de Santa Rosa, com evolução de 13% da área plantada se comparada com a semana anterior. O percentual está abaixo da média do Estado, que está em 65%.
O diretor técnico também destacou o trabalho realizado por meio do Programa Monitora Ferrugem RS, ação desenvolvida através de parceria entre a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e a Emater/RS-Ascar, em colaboração com laboratórios privados, instituições de ensino e pesquisa do Estado, que tem a finalidade de auxiliar os produtores no manejo da ferrugem asiática da soja no Rio Grande do Sul, a partir do monitoramento de esporos da ferrugem asiática nas regiões produtoras.
0 comentário
Céleres: Safra de soja 2025/26 deve alcançar novo recorde no Brasil
Soja se alinha antes do novo USDA e opera com leves baixas na Bolsa de Chicago nesta 3ª feira
Produtor de MT vendeu quase metade da safra de soja, aponta Imea
Soja fecha em queda na Bolsa de Chicago, dólar perde os R$ 5,20 e preços sentem no Brasil
USDA informa venda de mais de 260 mil t de soja para a China
AgRural: Com colheita de soja em 16% no Brasil, RS segue como maior preocupação