Bancos impulsionam STOXX 600 em meio à incerteza política na França
![]()
(Reuters) - As ações de bancos conduziam o principal índice acionário da Europa a máxima de quase um mês nesta terça-feira, enquanto os investidores mantinham um olhar atento sobre a turbulência política na França, uma vez que a probabilidade de colapso do governo tem agitado os mercados franceses.
O índice STOXX 600 subia 0,47%, a 516,04 pontos, com as ações de bancos, de fabricantes de artigos de luxo e de mineradoras subindo mais de 1% cada.
Embora com alta de 0,56% no dia, o índice francês CAC 40 continua apresentando desempenho inferior ao de seus pares regionais, uma vez que o governo do país enfrenta um colapso quase certo na quarta-feira, depois que partidos de extrema-direita e de esquerda apresentaram moções de desconfiança contra o primeiro-ministro, Michel Barnier.
Os mercados de ações e de títulos franceses ficavam sob pressão. A segunda maior economia da zona do euro está lutando contra o aumento do déficit fiscal, com o governo de Barnier enfrentando forte oposição ao seu orçamento.
"Estamos nesse pequeno período em que apenas esperamos para ver o que tudo isso realmente significa. O que acontecerá em seguida será a grande questão. O que significaria um voto de desconfiança?", disse Fiona Cincotta, estrategista de mercado do City Index.
Barnier falará na televisão por volta das 16h (horário de Brasília). A menos que haja uma surpresa de última hora, esse seria o primeiro governo francês a ser forçado a sair por um voto de desconfiança desde 1962.
O sentimento do mercado acionário da Europa estava um pouco otimista, provavelmente impulsionado pelos ganhos em Wall Street na véspera.
. Em LONDRES, o índice Financial Times avançava 0,61%, a 8.363 pontos.
. Em FRANKFURT, o índice DAX subia 0,17%, a 19.968 pontos.
. Em PARIS, o índice CAC-40 ganhava 0,56%, a 7.277 pontos.
. Em MILÃO, o índice Ftse/Mib tinha valorização de 1,29%, a 33.915 pontos.
. Em MADRI, o índice Ibex-35 registrava alta de 0,99%, a 1.850 pontos.
. Em LISBOA, o índice PSI20 valorizava-se 0,20%, a 6.375 pontos.
(Por Joao Manuel Mauricio em Gdansk e Ankika Biswas em Bengaluru)
0 comentário
Exportações de diesel da Rússia por via marítima aumentam em abril apesar de ataques, mostram dados
Minério de ferro salta em retomada das negociações na China após feriado
Chance de aumento de juros pelo BCE aumentou, diz Cipollone
Dólar fecha a R$4,9123, menor patamar desde janeiro de 2024
Ibovespa fecha em alta com salto de Ambev
Vendas diretas de diesel no Brasil dispararam após acordo da Petrobras e Vale; distribuidoras reagem