STOXX 600 sobe à medida que investidores ignoram instabilidade política na França
![]()
Por Joao Manuel Vicente Mauricio
(Reuters) - O principal índice acionário da Europa se mantinha próximo à máxima de um mês nesta quinta-feira, com os investidores ignorando as preocupações com a instabilidade política na França, depois que os parlamentares votaram para derrubar o governo do primeiro-ministro, Michel Barnier.
O índice STOXX 600 subia 0,31%, a 519,07 pontos, ampliando os ganhos pela sexta sessão consecutiva. O índice francês CAC 40 avançava 0,37%, tendo atingido a máxima de três semanas em um determinado momento.
Barnier deve renunciar nesta quinta-feira, o que o tornará o primeiro-ministro com menor tempo de mandato na história moderna da França. O país agora corre o risco de terminar o ano sem um governo estável ou um orçamento para 2025, embora a Constituição permita medidas especiais que evitariam uma paralisação.
"A reação que estamos vendo é que, em última análise, os mercados acionários estão ignorando essa votação porque, em muitos aspectos, ela era amplamente esperada, portanto, não foi realmente um choque", disse Susannah Streeter, chefe de dinheiro e mercados da Hargreaves Lansdown.
O presidente francês, Emmanuel Macron, fará um discurso televisionado para o país às 16h (horário de Brasília) e deve nomear um primeiro-ministro antes de uma cerimônia de reabertura da Catedral de Notre-Dame no sábado.
Os principais credores franceses subiam, com o BNP Paribas, o Société Générale e o Crédit Agricole subindo entre 1,9%% e 3,1%.
. Em LONDRES, o índice Financial Times avançava 0,10%, a 8.343 pontos.
. Em FRANKFURT, o índice DAX subia 0,35%, a 20.303 pontos.
. Em PARIS, o índice CAC-40 ganhava 0,37%, a 7.330 pontos.
. Em MILÃO, o índice Ftse/Mib tinha valorização de 0,86%, a 34.376 pontos.
. Em MADRI, o índice Ibex-35 registrava alta de 1,17%, a 1.071 pontos.
. Em LISBOA, o índice PSI20 valorizava-se 0,49%, a 6.406 pontos.
0 comentário
Ações da China recuam com queda do setor de tecnologia; Hong Kong fica estável
Arábia Saudita busca coalizão internacional para proteger navegação no Mar Vermelho contra houthis, dizem fontes
Ibovespa fecha em queda com bancos e Fed no radar
Wall Street encerra com forte queda após Fed manter as taxas inalteradas
Dólar fecha em baixa ante real após decisão do Fed sobre juros
Fed mantém taxa de juros inalterada; 3 membros defenderam aumento