Confiança dos investidores da zona do euro cai em dezembro para nível mais baixo em mais de um ano
![]()
FRANKFURT (Reuters) - A confiança dos investidores na zona do euro caiu em dezembro, atingindo o nível mais baixo em mais de um ano, mostrou uma pesquisa nesta segunda-feira, com a Alemanha permanecendo como um obstáculo para o bloco já que as eleições antecipadas de fevereiro não conseguiram inspirar confiança.
O índice Sentix para a zona do euro caiu para -17,5 em dezembro, de -12,8 em novembro, o nível mais baixo desde novembro de 2023 e uma queda maior do que a previsão de -13,5 feita por analistas consultados pela Reuters.
"Após o anúncio de novas eleições para o Bundestag alemão, não há clima de otimismo", disse a pesquisa, acrescentando que, com relação à principal economia da Europa, "a recessão continua onipresente".
A pesquisa com 1.148 investidores, realizada de 5 a 7 de dezembro, mostrou que as expectativas também caíram para -5,8 em dezembro, em comparação com -3,8 pontos do mês passado.
A pontuação da situação atual para a união monetária recuou para seu nível mais baixo em mais de dois anos, chegando a -28,5 em dezembro, em comparação com -21,5 em novembro.
A confiança dos investidores na Alemanha também caiu para -33,2 em dezembro, abaixo dos -29,8 em novembro, segundo a pesquisa.
(Reportagem de Christoph Steitz)
0 comentário
Bolsonaro deixa UTI após melhora da infecção, diz Michelle
Governo avalia alternativas para preservar setor aéreo da alta do petróleo
Aliados dos EUA rejeitam pedido de apoio de Trump no Estreito de Ormuz
Ações europeias interrompem três dias de perdas com queda dos preços do petróleo
Chanceler da Alemanha diz que país não participará da guerra contra o Irã
ANP prevê definir nesta semana preço de referência para subsídio ao diesel