Probabilidade de La Niña nos próximos meses é superior a 50%, diz OMM
![]()
GENEBRA (Reuters) - Há mais de 50% de chance de o La Niña se desenvolver nos próximos três meses, informou a Organização Meteorológica Mundial (OMM) nesta quarta-feira, mas, se isso acontecer, será relativamente fraco e de curta duração.
O padrão La Niña envolve o resfriamento das temperaturas da superfície do oceano e pode interromper um período de altas temperaturas que deve fazer de 2024 o ano mais quente do mundo desde o início dos registros.
As previsões mostram que há 55% de probabilidade de uma transição para o La Niña entre dezembro de 2024 e fevereiro de 2025, disse a OMM em um comunicado enviado aos jornalistas. Isso foi inferior à previsão de 60% de possibilidade feita pela OMM em setembro.
"Mesmo que ocorra um evento La Niña, seu impacto de resfriamento a curto prazo será insuficiente para contrabalançar o efeito de aquecimento dos gases de efeito estufa recordes que retêm o calor na atmosfera", disse a secretária-geral da OMM, Celeste Saulo.
(Reportagem de Emma Farge)
0 comentário
São Paulo entra em alerta vermelho para onda de calor com temperaturas de até 40°C
Veranico espalha calor pelo Brasil e pode levar temperaturas a 42°C
Chuva e risco de temporais no Sul contrastam com calor de até 40°C no Centro-Oeste
Calor aumenta no Centro-Oeste e Sudeste, enquanto Sul tem risco de temporais e granizo
TEMPO & CLIMA - EDIÇÃO 13/08/2026
Em crise, venezuelanos se preparam para cortes ainda mais severos de energia e água com aproximação do El Niño