Menor demanda global por petróleo é oportunidade para mais sanções dos EUA contra Rússia, diz Yellen
![]()
WASHINGTON (Reuters) - Os Estados Unidos continuam a procurar maneiras criativas de reduzir a receita petrolífera da Rússia e a menor demanda global por petróleo cria uma oportunidade para mais sanções, disse a secretária do Tesouro norte-americano, Janet Yellen, nesta quarta-feira.
Os EUA têm reforçado constantemente as sanções contra a Rússia por causa da guerra na Ucrânia, e a Rússia tem investido muito em sua própria frota de navios para evitar um limite de preço do petróleo no Ocidente, disse ela em uma entrevista à Bloomberg Television.
Yellen disse que o objetivo geral dos EUA tem sido prejudicar a capacidade da Rússia de continuar conduzindo a guerra por meio de uma série de medidas, mas desde o início o foco tem sido a receita petrolífera da Rússia.
"O que é incomum neste momento é que o mercado de petróleo parece estar bem abastecido", disse ela. "Os preços estão relativamente baixos. A demanda global está baixa e houve realmente um aumento na oferta", disse Yellen.
"Portanto, o mercado global de petróleo está mais fraco, e isso cria, possivelmente, uma oportunidade para tomar novas medidas.
(Por David Lawder e Doina Chiacu)
0 comentário
UE e G7 avaliam proibição de serviços marítimos para exportações de petróleo da Rússia e fim do teto de preços
Petróleo sobe com expectativas de corte na taxa de juros do Fed
Petróleo sobe após EUA e Rússia não chegarem a acordo para acabar com guerra na Ucrânia
Petróleo recua 1% com esperanças de paz entre Rússia e Ucrânia e temor de excesso de oferta
Produção mensal de petróleo no Brasil supera 4 mi barris/dia em média pela 1ª vez
Produção de petróleo no Brasil cresce 23,2% em outubro, diz ANP