Ibrafe: Promover o Feijão-carioca na Índia
O IBRAFE recebeu nesta segunda-feira (16), em Brasília, um grupo de jornalistas indianos que, na última semana, visitou locais estratégicos como o Instituto Agronômico de Campinas (IAC), a EMBRAPA, a Câmara de Comércio Índia-Brasil, a APEXBrasil e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O objetivo da visita foi conhecer e divulgar a produção brasileira de alimentos e energia.
Durante a programação, o IBRAFE proporcionou uma experiência cultural e gastronômica, servindo receitas indianas preparadas com Feijão-carioca de escurecimento lento. Esses pratos foram oferecidos em momentos especiais, como o almoço na APEXBrasil e o jantar na embaixada da Índia, promovido pelo embaixador Suresh Reddy.
Essa iniciativa marca o início do projeto mais desafiador e ambicioso do IBRAFE: divulgar o Feijão-carioca na Índia de forma inédita. O país importou, em 2024, cerca de 60% das 300 mil toneladas de Feijão exportadas pelo Brasil até novembro, consolidando-se como o principal mercado importador. O projeto, intitulado Brazilian Rajma, tem como objetivo promover o Feijão-carioca em diversos contextos na Índia, abrangendo escolas de chefs, degustações por personalidades influentes, e eventos em grandes redes de supermercados.
Para concretizar essa visão, o IBRAFE aguarda a confirmação de recursos financeiros. Entre as ações previstas estão a criação de pratos por chefs renomados, sessões de degustação e reuniões com a imprensa indiana. Nesse contexto, é fundamental que todos os stakeholders do setor se mobilizem para apoiar o projeto financeiramente.
Assim que os recursos iniciais forem confirmados, o IBRAFE pretende realizar os primeiros movimentos e buscar mais contribuições para que o projeto tenha uma duração mínima de três anos, garantindo impacto sustentável e contínuo no mercado indiano.
0 comentário
Plantio do Feijão 1ª Safra se aproxima do final no RS
Federarroz faz balanço de 2025 e projeta cenário desafiador mas otimista para 2026
Farsul divulga nota técnica sobre impactos da queda do preço do arroz na arrecadação do ICMS
Deral vê plantio recorde para 2ª safra de milho do Paraná, mantém previsão para soja
Anec eleva projeções de exportações de soja, farelo de soja e milho do Brasil em dezembro
Arroz/Cepea: Preços têm pequenas reações