Cacau dispara com visão de escassez de oferta
![]()
NOVA YORK (Reuters) - Os contratos futuros do cacau em Nova York dispararam nesta sexta-feira, impulsionados pela redução da oferta, com a demanda parecendo estar se mantendo bem, apesar do grande aumento dos preços nos últimos meses.
CACAU
* A commodity fechou em alta de 671 dólares, ou 6,4%, a 11.173 dólares a tonelada métrica. O contrato ganhou 6% na semana.
* Os negociantes disseram que os suprimentos na Costa do Marfim, principal produtor, pareciam apertados, em parte devido à produção menor do que a esperada e à forte demanda, apesar do aumento dos preços.
* O processamento de cacau na América do Norte caiu no quarto trimestre de 2024 para 102.761 toneladas métricas, uma queda de 1,16% em relação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com dados da National Confectioners Association (NCA) divulgados na quinta-feira.
* A queda modesta pode ter refletido, em parte, um declínio no número de fábricas que informaram os dados, uma a menos do que há um ano.
* "Observamos que os futuros do cacau e do café continuam a ser negociados em níveis elevados, apoiados por desafios persistentes do lado da oferta. O sentimento do mercado em relação a ambas as commodities continua em alta", disse a BMI, uma unidade da Fitch Solutions.
* O cacau em Londres subiu 5%, para 8.955 libras por tonelada.
CAFÉ
* O café arábica fechou em alta de 1,2 centavo, ou 0,4%, a 3,2835 dólares por libra-peso. Seu ganho semanal foi de 1,4%.
* Os negociantes disseram que o fluxo de café do maior produtor, o Brasil, deve diminuir este ano, um ano de baixa no ciclo bienal da safra do país, enquanto o clima seco do ano passado também pode reduzir o tamanho da safra.
* "Dada a redução significativa dos estoques de café brasileiro nas duas últimas temporadas, a entressafra, combinada com as preocupações contínuas com o clima adverso, deve manter a oferta brasileira apertada até 2025", disse o BMI.
* O café robusta subiu 2,4%, para 5.006 dólares a tonelada.
AÇÚCAR
* O açúcar bruto caiu 0,19 centavo, ou 1%, a 18,22 centavos de dólar por libra-peso. O contrato perdeu 5,2% esta semana.
* Os comerciantes disseram que uma matéria de que a Índia pode diminuir as restrições às exportações de açúcar em breve pesou sobre os preços esta semana.
* "O mercado de açúcar acabou de ser golpeado. Ondas de venda surgiram após a notícia de que a Índia está brincando com a ideia de exportar açúcar", disse um corretor.
* No entanto, ainda não há confirmação oficial de nenhuma exportação.
* O açúcar branco caiu 1,3%, a 478,60 dólares por tonelada.
(Reportagem de Nigel Hunt e Marcelo Teixeira)
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli