Rússia diz que vê janela de oportunidade para negociar com governo Trump
![]()
(Reuters) - O vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov, disse na quarta-feira que Moscou vê uma pequena janela de oportunidade para forjar acordos com o novo governo do presidente dos EUA, Donald Trump, informou a agência de notícias Interfax.
"Não podemos dizer nada hoje sobre o grau de capacidade de negociação do novo governo, mas ainda assim, em comparação com a desesperança em todos os aspectos do chefe anterior da Casa Branca (Joe Biden), há uma janela de oportunidade hoje, embora pequena", disse Ryabkov, segundo a Interfax.
"Portanto, é importante entender com o que e com quem teremos que lidar, como melhor construir relações com Washington, como melhor maximizar as oportunidades e minimizar os riscos", afirmou ele, falando no Instituto de Estudos Americanos e Canadenses, um think-tank em Moscou.
Trump, que assumiu o cargo na segunda-feira, disse que poderia acabar com a guerra na Ucrânia rapidamente, sem especificar como.
Ele advertiu na terça-feira que provavelmente imporia mais sanções à Rússia se o presidente Vladimir Putin se recusasse a negociar o fim do conflito de quase três anos.
Trump não deu detalhes sobre as possíveis sanções adicionais à Rússia, que já está sob sanções ocidentais significativas devido à invasão em grande escala da Ucrânia em fevereiro de 2022.
(Reportagem da Reuters)
0 comentário
Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde