Petróleo atinge mínima de uma semana com incertezas sobre tarifas de Trump
![]()
Por Scott DiSavino
(Reuters) - Os preços do petróleo caíram para uma nova mínima de uma semana nesta quarta-feira, enquanto o mercado avalia como as tarifas propostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, podem afetar o crescimento econômico global e a demanda por energia.
Os contratos futuros do Brent caíram 0,29 dólar, ou 0,4%, a 79 dólares por barril, enquanto o petróleo West Texas Intermediate (WTI) dos EUA caiu 0,39 dólar, ou 0,5%, a 75,44 dólares.
Isso coloca o Brent pelo quinto dia consecutivo em queda, pela primeira vez desde setembro, e o WTI em queda pelo quarto dia consecutivo, pela primeira vez desde novembro. Ambos os índices de referência do petróleo fecharam em seu nível mais baixo desde 9 de janeiro, pelo segundo dia consecutivo.
"Possíveis sanções sob o novo governo Trump permanecem obscuras, com possíveis tarifas relacionadas ao Canadá e ao México agora aparentemente na vanguarda das incertezas dos operadores", disseram analistas da empresa de consultoria em energia Ritterbusch and Associates em uma nota.
Trump disse que seu governo estava discutindo a imposição de uma tarifa de 10% sobre os produtos importados da China em 1º de fevereiro, o mesmo dia em que ele disse anteriormente que o México e o Canadá poderiam enfrentar taxas de cerca de 25%.
Ele também prometeu impor tarifas sobre as importações europeias, sem fornecer mais detalhes, e ameaçou com novas tarifas contra a Rússia se o país não fizer um acordo para acabar com sua guerra na Ucrânia.
"A atenção do mercado de petróleo está lentamente se afastando das sanções dos EUA contra a Rússia e se voltando para a possível política comercial do presidente Trump", disseram analistas do ING, acrescentando que o complexo energético ficou sob pressão com a crescente ameaça de tarifas.
(Reportagem de Scott DiSavino em Nova York, Jeslyn Lerh em Cingapura, Arunima Kumar em Bengaluru e Enes Tunagur em Londres)
0 comentário
Mesmo com petróleo em alta no exterior, combustíveis ficam mais baratos em Araraquara
Rússia deve prorrogar proibição de exportação de diesel até setembro, dizem fontes
Petróleo cai mais de US$2 apesar das novas sanções dos EUA contra o Irã
Petróleo sobe com ameaça de Trump de impor sanções aos parceiros do Irã
Petróleo fecha com alta de mais de 2% após Trump ameaçar países que apoiam o Irã
Petróleo fecha perto de máxima de quatro semanas com agravamento de crise no Oriente Médio