ORPLANA celebra sanção do PATEN e reforça importância da valorização dos produtores rurais
O Governo Federal sancionou o Programa de Aceleração da Transição Energética (PATEN), consolidando um importante passo para a descarbonização e o avanço sustentável do Brasil. Publicada no Diário Oficial, nesta quinta-feira (23), a nova legislação traz significativos benefícios para os setores energético e agropecuário, com destaque para a criação do Fundo Verde, que será administrado pelo BNDES e destinado ao financiamento de projetos sustentáveis.
Representando mais de 12 mil produtores de cana-de-açúcar, por meio de 35 associações, a ORPLANA (Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil) comemora a aprovação da medida e enaltece a inclusão dos pequenos e médios produtores rurais como beneficiários diretos.
“Esse reconhecimento consolida os produtores como fornecedores essenciais de matéria-prima para biocombustíveis, fortalecendo seu papel estratégico na cadeia de energia limpa e na construção de um futuro mais sustentável para o Brasil”, ressalta o CEO da ORPLANA, José Guilherme Nogueira.
A Organização destaca o empenho da deputada federal Marussa Boldrin, relatora do projeto de lei, que garantiu que os produtores rurais fossem contemplados no PATEN. “Graças ao trabalho incansável da deputada, o PATEN não só incentiva a modernização tecnológica e a sustentabilidade no campo, como também amplia as oportunidades de financiamento com custos reduzidos para nossos produtores”, afirma Nogueira.
Com a implementação do PATEN, a expectativa é de avanços significativos para o agronegócio brasileiro, incluindo maior acesso a financiamentos, inovação tecnológica e integração às cadeias produtivas verdes.
“Além de posicionar o agronegócio nacional como líder global em práticas sustentáveis e competitivas, essa conquista reafirma o compromisso do Brasil com a sustentabilidade e a transição energética”, conclui Nogueira.
0 comentário
Açúcar cai com movimento técnico nesta 6ª feira (26) mas fecha semana com ganhos acima de 2%
Moagem de cana diminui no Norte e Nordeste mas produção de etanol anidro segue em alta
Mercado do açúcar recua em sessão de ajustes, mas mantém radar nos fundamentos
Preços do açúcar fecham em alta após consultoria projetar queda de produção no Brasil
Após um ano de impasse, Consecana/SP se mantém no centro das atenções do setor canavieiro
Mercado do açúcar avança com cobertura de posições e volta ao patamar de 15 cents em NY