STOXX 600 registra a maior sequência de ganhos semanais em 10 meses
![]()
Por Nikhil Sharma e Johann M Cherian
(Reuters) - As ações europeias fecharam em um pico recorde nesta sexta-feira, lideradas por papéis de tecnologia, conforme balanços de empresas como a Novartis e a Hexagon ofuscaram preocupações com a recuperação econômica.
O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em alta de 0,13%, a 539,53 pontos, com o setor de tecnologia na liderança dos ganhos setoriais com um avanço de 1,7%.
O grupo de tecnologia industrial Hexagon deu o maior impulso ao setor de tecnologia. As ações do grupo ganharam 8,9% depois de registrar um aumento surpreendente no lucro operacional do quarto trimestre.
A fabricante de equipamentos de chips de computador ASML também subiu 2,3%, sustentando os ganhos após seu robusto relatório de lucros na quarta-feira.
O setor de saúde subiu 0,4%, com a Novartis em alta de 1,9%, depois que a empresa divulgou um lucro líquido trimestral ajustado que excedeu expectativas, após fortes vendas de seu medicamento para insuficiência cardíaca Entresto e do medicamento para esclerose múltipla Kesimpta.
O índice STOXX 600 se encaminhou para sua quarta sessão seguida de ganhos recordes, bem como de uma sexta alta semanal consecutiva, a mais longa sequência desde março de 2024.
As ações superaram a desvalorização do mercado global de segunda-feira, desencadeada pelo modelo de inteligência artificial de baixo custo da empresa chinesa DeepSeek, enquanto sinais de que o Banco Central Europeu (BCE) pode cortar os juros novamente em março, em um cenário de fraco crescimento econômico, ajudaram a assumir alguns riscos.
Operadores veem cerca de 79 pontos-base de cortes nos juros este ano, de acordo com dados da LSEG.
Investidores estavam inquietos antes do prazo de 1º de fevereiro do presidente dos EUA, Donald Trump, para a imposição de tarifas. Trump ameaçou a União Europeia com tarifas de importação, mas ofereceu pouca clareza.
Steve Sosnick, analista-chefe de mercado da Interactive Brokers, disse que a natureza focada na exportação das empresas europeias as ajudou neste mês.
"Número um, o dólar mais forte ajudou (os balanços)", disse ele, acrescentando que o movimento de valorização também foi estimulado pelo alívio de que a Europa não é o único alvo das tarifas do governo Trump.
Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,31%, a 8.673,96 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 0,02%, a 21.732,05 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,11%, a 7.950,17 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,12%, a 36.471,75 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,41%, a 12.368,90 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,16%, a 6.524,29 pontos.
0 comentário
Wall Street cai conforme nervosismo sobre financiamento de IA pressiona ações de tecnologia
Ibovespa fecha em queda com nova correção tendo juros e eleição no radar
Dólar sobe pela quarta sessão e supera R$5,50 sob influência do cenário eleitoral
Índice STOXX 600 fecha estável com persistência de preocupações sobre valuations de tecnologia
STF forma maioria contra marco temporal para demarcação de terras indígenas
Brasil tem fluxo cambial positivo de US$3,108 bi em dezembro até dia 12, diz BC