Análises laboratoriais são ferramentas essenciais para o produtor de grãos
A Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (APROSMAT) trará, em 2025, importantes avanços no seu setor de laboratórios de análise, impactando positivamente a produção de grãos no Brasil. O diretor administrativo e responsável pelos laboratórios da APROSMAT, Thiago de Vasconcelos, destaca as inovações que fortalecerão ainda mais a cadeia produtiva.
Além de atuar na defesa dos interesses de seus associados e de toda a cadeia produtiva de sementes, a APROSMAT oferece uma ampla gama de serviços laboratoriais. Entre eles, destaca-se o tradicional Laboratório de Análise de Sementes, que, em 2025, receberá uma certificação internacional de grande relevância, permitindo a ampliação dos serviços para o mercado internacional.
“Nosso laboratório é um dos pilares da associação, contando com infraestrutura de ponta, equipamentos modernos e analistas altamente capacitados. Além das certificações já existentes, estamos no processo final de acreditação junto à International Seed Testing Association (ISTA), uma organização global que estabelece padrões e metodologias para garantir a qualidade das sementes comercializadas internacionalmente. Essa certificação facilitará a expansão dos negócios dos produtores e de toda a cadeia produtiva”, explicou.
Outra novidade anunciada é o início da construção, ainda este ano, do Laboratório de Análise de Biológicos. Esse novo espaço trará uma opção adicional de serviço ao produtor, permitindo a análise e identificação de microrganismos para o controle biológico de pragas e doenças.
“Esse laboratório possibilitará um avanço significativo nas pesquisas sobre bioinsumos e seu uso na agricultura, promovendo um agronegócio mais seguro e sustentável”, afirmou Thiago.
Além dessas inovações, a APROSMAT também conta com outros dois laboratórios de grande relevância para o setor:
Laboratório de Análise de Nematoides: essencial para o manejo do solo, identifica e auxilia no controle de parasitas que podem comprometer a produtividade das lavouras.
Laboratório de HPLC: especializado em análises cromatográficas de sementes tratadas. Utilizando tecnologia avançada, permite a detecção de resíduos de defensivos agrícolas e a avaliação detalhada dos produtos aplicados nas sementes.
Os laboratórios da APROSMAT não atendem apenas seus associados e clientes diretos, mas estão disponíveis para toda a cadeia produtiva de grãos que necessite de serviços de análise de alta precisão e confiabilidade. Com essas melhorias, a instituição reforça seu compromisso com a excelência, a inovação e a sustentabilidade no agronegócio brasileiro.
0 comentário
Área plantada de feijão no Brasil em 2025 se manteve entre as menores já registradas
Exportações de arroz da Tailândia podem cair até 12,5% em 2026, prevê governo
Retro 2025-Feijão/Cepea: Em 2025, cotações do feijão preto cedem, enquanto os do carioca se sustentam
Federarroz avalia como sucesso os leilões da Conab para escoamento do arroz safra 2024/2025
Do prato ao campo: Como a queda no consumo de arroz e feijão afeta a saúde e a renda do produtor rural
Trigo/Cepea: Preços apresentam movimentos distintos dentre os estados