Agrural: Clima e janela da safrinha puxam colheita de soja do Brasil para 39%
A colheita da safra 2024/25 de soja chegou na quinta-feira (20) a 39% da área cultivada no Brasil, contra 23% na semana anterior e 40% um ano atrás, de acordo com levantamento AgRural. Temperaturas mais altas, chuvas mais espaçadas e a pressão para plantar a safrinha de milho dentro da janela deram forte impulso à colheita do Centro-Oeste, com destaque para Mato Grosso, que agora lidera os trabalhos e abre grande vantagem sobre Mato Grosso do Sul e Paraná.
Produção
No início da semana passada, a AgRural concluiu uma nova revisão de sua estimativa de produção de soja na safra 2024/25 do Brasil. A produção é calculada agora em 168,2 milhões de toneladas, contra 171 milhões na estimativa de janeiro. Paraná e Mato Grosso do Sul, que já haviam sofrido cortes no mês passado devido à estiagem, tiveram novo ajuste negativo em suas produtividades. Desta vez, porém, quem puxou o corte na estimativa brasileira foi o Rio Grande do Sul.
Com ritmo forte em MT, plantio da safrinha salta para 64% no Centro-Sul
A área estimada para a safrinha 2025 de milho estava 64% plantada até quinta-feira (20) no Centro-Sul do Brasil, após forte avanço sobre os 36% da semana anterior. Mesmo assim, o percentual plantado seguiu abaixo dos 73% semeados até igual período da safrinha 2023, segundo dados da AgRural. Todos os estados produtores registraram forte avanço durante a semana, mas Mato Grosso e Goiás foram destaque.
Milho verão está 37% colhido no Centro-Sul do Brasil
A colheita da primeira safra de milho da temporada 2024/25, o milho verão, chegou na quinta-feira (20) a 37% da área cultivada na região, contra 29% uma semana antes e 42% um ano atrás, de acordo com a AgRural. Em algumas áreas do Rio Grande do Sul, que segue na dianteira dos trabalhos, a colheita já terminou ou está muito próxima do fim. Nos estados de calendário mais tardio, em contrapartida, a colheita do cereal ainda é lenta devido ao foco dos produtores na soja.
0 comentário
Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto
Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos