StoneX reduz em 1,5% estimativa de produção de soja na safra 2024/25
![]()
(Reuters) - A StoneX reduziu sua estimativa de produção de soja na safra 2024/25 para 168,3 milhões de toneladas, queda de 1,5% frente ao número divulgado no mês passado, mostrou novo levantamento divulgado nesta segunda-feira.
O destaque foi a redução de 4 milhões de toneladas na projeção da safra gaúcha, ainda refletindo os impactos do clima mais seco neste começo de ano no Estado, onde o ciclo da safra é mais tardio.
Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais foram alguns dos Estados com revisão para cima das estimativas de produção, mas insuficiente para compensar as perdas em outras localidades.
Se confirmado, o volume projetado para a safra atual representaria um crescimento de 12,1% frente à temporada anterior.
“Essa safra recorde de soja, mesmo que menor que o potencial inicial, tende a garantir um balanço doméstico confortável, situação que pode se alterar, a depender da oferta global, cujo foco deve mudar para o andamento da safra 25/26 dos EUA, que será semeada a partir de abril”, avaliou em nota a especialista de inteligência de mercado do grupo, Ana Luiza Lodi.
Com uma oferta menor, a StoneX estimou exportações de 107 milhões de toneladas da safra de soja, abaixo dos 108,5 milhões de toneladas projetados no mês passado. O novo nível ainda seria um recorde.
(Por Redação Brasília)
0 comentário
Soja tem 6ª feira de movimentos tímidos em Chicago, mas passa a operar em queda
Soja retoma negócios em alta nesta 6ª em Chicago, após rally da véspera de Natal
Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto
Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto