STOXX 600 avança com impulso de reforma fiscal na Alemanha e ações de energia

Publicado em 17/03/2025 08:04

Logotipo Reuters

 

Por Nikhil Sharma

(Reuters) - O principal índice acionário da Europa ampliava seus ganhos nesta segunda-feira, apoiado por ações dos setores de energia e de saúde, com foco nos planos de reforma fiscal na Alemanha, à medida que a maior economia da Europa busca aumentar os gastos e impulsionar o crescimento.

O índice STOXX 600 subia 0,42%, 548,92 a pontos.

O índice avançou 1,1% na sexta-feira, depois que os partidos da Alemanha fecharam um acordo histórico para aumentar os empréstimos estatais a fim de financiar investimentos em defesa e infraestrutura.

O índice alemão DAX tem tido um desempenho superior ao de seus pares regionais, saltando 15,5% no ano, devido às perspectivas de reformas fiscais abrangentes que incluem um fundo de 500 bilhões de euros para infraestrutura e mudanças nas regras de endividamento.

"Quando há uma crise, você tende a obter uma solução e melhorias, e é isso que o DAX vem prevendo há algum tempo", disse Russ Mould, diretor de investimentos da AJ Bell.

O comitê parlamentar de orçamento da Alemanha aprovou no domingo o projeto de lei, que provavelmente receberá a aprovação da câmara baixa do Parlamento na terça-feira e da câmara alta na sexta-feira.

O setor de saúde subia 0,7%, com a Novo Nordisk ganhando 3,2%.

O índice de petróleo e gás liderava os ganhos nesta segunda, subindo cerca de 1%, impulsionado pelos preços mais altos do petróleo bruto depois que os Estados Unidos prometeram continuar atacando os houthis do Iêmen até que o grupo alinhado ao Irã interrompa seus ataques a embarcações. [O/R]

As ações do setor de luxo limitavam os ganhos gerais, com a L'Oreal caindo 2,1%, a Kering recuando 2,3% e a Burberry perdendo 2,2%.

O STOXX 600 registrou uma perda semanal na sexta-feira, uma vez que as constantes reviravoltas do presidente dos EUA, Donald Trump, em relação a suas promessas de tarifas têm ampliado as preocupações sobre uma desaceleração econômica na maior economia do mundo.

Enquanto isso, o foco também está nas decisões de bancos centrais nesta semana, incluindo o Federal Reserve e o Banco da Inglaterra, com os investidores esperando que ambos mantenham as taxas de juros inalteradas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário