Índice acionário alemão ronda máxima recorde antes de votação de reforma fiscal no Parlamento
![]()
Por Nikhil Sharma
(Reuters) - O principal índice acionário da Alemanha rondava sua máxima recorde nesta terça-feira, antes de uma votação no Parlamento sobre mudanças nas regras fiscais do país que permitirão empréstimos estatais maciços a fim de estimular o crescimento.
O índice STOXX 600 subia 0,62%, a 554,34 pontos.
O índice alemão DAX saltava 1,02%.
A maior economia da Europa votará um pacote que inclui a criação de um fundo de 500 bilhões de euros para infraestrutura e o afrouxamento de regras de endividamento constitucionalmente consagradas para permitir maiores gastos com segurança.
"Espera-se que esse aumento nos gastos se traduza diretamente em vendas e receitas mais altas para as empresas (na Europa)", disse Fiona Cincotta, analista sênior de mercado da City Index.
"A economia alemã, especialmente nos últimos dois anos, tem estado muito estagnada. De repente, espera-se que essa injeção de gastos dê um impulso."
Com o STOXX 600 subindo 9,4% no ano, superando seus pares de Wall Street, o novo otimismo chega em um momento em que a alocação para os EUA teve a maior queda de todos os tempos em março.
O índice de bancos europeus, que se beneficia das perspectivas de gastos mais elevados, subia 1,4%, atingindo seu maior nível desde fevereiro de 2011.
O setor de automóveis e peças também impulsionava as ações, avançando 1,6%.
O foco também está no telefonema entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, à medida que Washington tenta convencer Moscou a aceitar um cessar-fogo em sua guerra contra a Ucrânia e avançar para um fim permanente do conflito de três anos.
A Ucrânia já concordou com a trégua de 30 dias proposta pelos EUA.
. Em LONDRES, o índice Financial Times avançava 0,32%, a 8.708 pontos.
. Em FRANKFURT, o índice DAX subia 1,02%, a 23.391 pontos.
. Em PARIS, o índice CAC-40 ganhava 0,36%, a 8.103 pontos.
. Em MILÃO, o índice Ftse/Mib tinha valorização de 0,89%, a 39.368 pontos.
. Em MADRI, o índice Ibex-35 registrava alta de 0,88%, a 1.262 pontos.
. Em LISBOA, o índice PSI20 valorizava-se 0,56%, a 6.890 pontos.
0 comentário
Wall Street fecha em baixa e tem perda semanal com guerra alimentando preocupações com inflação
Autoridade da ONU alerta que fechamento do Estreito de Ormuz pode afetar operações humanitárias
Dólar supera R$5,30 com piora de percepção sobre a guerra, em dia de leilões do BC
Na Jovem Pan: EUA oferecem US$ 10 mi por informações sobre Khamenei
Petrobras eleva diesel em 11,6%, mas diz que impacto na bomba será residual
Ações têm segunda semana seguida de quedas com guerra no Oriente Médio alimentando temores de inflação