Petróleo cai com negociações para paz na Ucrânia
![]()
Por Scott DiSavino
NOVA YORK (Reuters) - Os preços do petróleo caíram cerca de 1% nesta terça-feira, com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, discutindo medidas para acabar com a guerra de três anos na Ucrânia, o que poderia resultar em uma possível flexibilização das sanções sobre as exportações de combustível da Rússia.
Putin concordou com a proposta de Trump de que a Rússia e a Ucrânia parem de atacar a infraestrutura de energia uma da outra por 30 dias.
Os contratos futuros do Brent caíram 0,7%, a US$70,56 por barril, enquanto o petróleo West Texas Intermediate (WTI) dos EUA caiu 1%, a US$66,90.
Mesmo que os EUA e a Rússia cheguem a um cessar-fogo na Ucrânia, alguns analistas disseram que provavelmente levará muito tempo até que as exportações russas de energia aumentem de forma significativa.
A Rússia produziu cerca de 9,2 milhões de barris por dia (bpd) de petróleo em 2024, abaixo da recente máxima de 9,8 milhões de bpd em 2022 e do recorde de 10,6 milhões de bpd em 2016, de acordo com dados da Administração de Informações sobre Energia dos EUA (AIE) que remontam a 1997.
Além de um possível aumento no fornecimento global de petróleo pela Rússia, as preocupações econômicas relacionadas às tarifas comerciais de Trump também pesaram sobre os preços do petróleo.
A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) alertou que as tarifas dos EUA reduziriam o crescimento econômico nos EUA, Canadá e México e pesariam sobre a demanda global de energia.
(Reportagem de Scott DiSavino em Nova York, Paul Carsten em Londres, Colleen Howe em Pequim e Emily Chow em Cingapura)
0 comentário
UE e G7 avaliam proibição de serviços marítimos para exportações de petróleo da Rússia e fim do teto de preços
Petróleo sobe com expectativas de corte na taxa de juros do Fed
Petróleo sobe após EUA e Rússia não chegarem a acordo para acabar com guerra na Ucrânia
Petróleo recua 1% com esperanças de paz entre Rússia e Ucrânia e temor de excesso de oferta
Produção mensal de petróleo no Brasil supera 4 mi barris/dia em média pela 1ª vez
Produção de petróleo no Brasil cresce 23,2% em outubro, diz ANP