Zelenskiy falará com Trump nesta 4ª-feira e diz que EUA devem monitorar cessar-fogo
![]()
KIEV (Reuters) - O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, disse que falará com o presidente norte-americano, Donald Trump, ainda nesta quarta-feira e que os Estados Unidos deveriam monitorar qualquer possível cessar-fogo entre a Ucrânia e a Rússia com foco nas instalações de energia.
O presidente russo, Vladimir Putin, concordou na terça-feira em parar de atacar temporariamente as instalações de energia ucranianas, mas se recusou a endossar um cessar-fogo completo de 30 dias que o presidente Trump esperava que fosse o primeiro passo para um acordo de paz permanente.
Moscou e Kiev se acusaram mutuamente nesta quarta-feira de lançar ataques aéreos que danificaram a infraestrutura, poucas horas depois que seus líderes concordaram com um cessar-fogo limitado para interromper os ataques à infraestrutura de energia.
Zelenskiy, em uma reunião conjunta em Helsinque com o presidente finlandês, Alexander Stubb, disse que as palavras de Putin não eram suficientes e que a Ucrânia forneceria uma lista de instalações de energia que espera que os EUA e seus aliados ajudem a monitorar.
"Eu realmente quero que haja controle. Mas acredito que o principal agente desse controle deve ser os Estados Unidos da América", afirmou ele, acrescentando que Kiev estaria pronta para se comprometer com um cessar-fogo.
"Se os russos não atacarem nossas instalações, nós definitivamente não atacaremos as deles."
Mais cedo na quarta-feira, a Força Aérea de Kiev disse que destruiu 72 dos 145 drones lançados pela Rússia durante a noite, enquanto o Ministério da Defesa da Rússia declarou que suas unidades derrubaram 57 drones ucranianos.
(Reportagem de Yuliia Dysa)
0 comentário
China mantém taxas de juros de referência para empréstimos pelo sétimo mês consecutivo
Consumidores do Reino Unido sentem impacto dos aumentos de impostos com desaceleração da economia
Ações da China e Hong Kong avançam com sinais de entrada de dinheiro e porto de Hainan
Ibovespa fecha com alta discreta apoiado por Itaú e Bradesco em dia com vencimento de opções
Dólar fecha estável após leilões do BC, mas sobe 2,18% na semana
Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$61 bi de emendas e superávit de R$34,5 bi