Vendas de moradias usadas nos EUA têm alta inesperada em fevereiro
![]()
WASHINGTON (Reuters) - As vendas de moradias usadas nos Estados Unidos subiram de forma inesperada em fevereiro, uma vez que o aumento da oferta trouxe compradores de volta ao mercado, mas a crescente incerteza econômica pode limitar novos ganhos.
As vendas avançaram 4,2% no mês passado, para uma taxa anual ajustada sazonalmente de 4,26 milhões de unidades, informou a Associação Nacional de Corretores de Imóveis (NAR, na sigla em inglês) nesta quinta-feira.
Economistas consultados pela Reuters previam que as vendas de moradias usadas cairiam para uma taxa de 3,95 milhões de unidades.
O aumento ocorreu apesar das quedas nos contratos pendentes, que viram vendas em um mês ou dois, em dezembro e janeiro, quando a taxa média da hipoteca de 30 anos estava oscilando em torno de 7%.
As vendas foram impulsionadas por um fator de ajuste sazonal favorável no mês passado. Em fevereiro, elas caíram 1,2% na base anual.
"Os compradores de moradias estão entrando lentamente no mercado, disse Lawrence Yun, economista-chefe da NAR. "As taxas hipotecárias não mudaram muito, mas mais estoques e opções estão liberando a demanda reprimida por moradias."
Embora a taxa média de hipoteca de 30 anos tenha caído para cerca de 6,65% em meados de março, a perspectiva econômica se deteriorou.
A confiança dos consumidores e dos empresários têm recuado em meio à política comercial caótica do presidente Donald Trump, marcada por tarifas sobre as importações dos principais parceiros comerciais do país.
A campanha sem precedentes do governo para reduzir drasticamente o governo federal por meio de demissões em massa e cortes profundos nos gastos também pode pesar sobre o mercado imobiliário.
O estoque de moradias usadas subiu 5,1%, para 1,24 milhão de unidades em fevereiro. A oferta cresceu 17% em relação a um ano atrás. O preço médio aumentou 3,8% em relação ao ano anterior, para US$398.400 em fevereiro, um recorde para o mês.
(Por Lucia Mutikani)
0 comentário
Arrecadação federal soma R$226,8 bi em novembro, interrompe desaceleração e bate recorde no mês
ANP autoriza início da produção na P-78 no campo de Búzios
Wall Street sobe com recuperação do setor de tecnologia
Economia da China cresceu abaixo de 3% em 2025, metade da meta oficial, diz Rhodium Group
Brasil teve 2025 marcado pelo choque de juros, atenção às contas públicas e apoio fundamental do agro
Dados do FMI mostram estabilização de fatia do dólar nas reservas globais