IGP-M tem queda de 0,34% em março com recuo de minério de ferro, diz FGV
![]()
Por Camila Moreira
SÃO PAULO (Reuters) - O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) passou a cair 0,34% em março, depois de ter registrado alta de 1,06% no mês anterior, com destaque para o recuo dos preços do minério de ferro no atacado, mostraram dados divulgados pela Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta sexta-feira
O IGP-M calcula os preços ao produtor, consumidor e na construção civil entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência.
A queda foi bem mais intensa do que a expectativa em pesquisa da Reuters de recuo de 0,17% e, com o resultado do mês, o índice passou a acumular em 12 meses alta de 8,58%.
O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que responde por 60% do índice geral e apura a variação dos preços no atacado, teve queda de 0,73% em março, depois de ter subido 1,17% no mês anterior.
"No IPA, a principal contribuição para a queda do IGP-M veio do minério de ferro, que registrou recuo nos preços diante de um cenário de preocupações com a guerra comercial", explicou Matheus Dias, economista do FGV IBRE.
No mês, os custos do minério de ferro recuaram 3,64%, após avanço de 0,32% em fevereiro.
Já o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que tem peso de 30% no índice geral, desacelerou a alta a 0,80% em março, de 0,91% no mês anterior.
"A desaceleração no IPC foi influenciada, principalmente, pela dissipação do impacto dos reajustes das mensalidades escolares, mas também pela forte queda (de 13,71%) nos preços das passagens aéreas", disse Dias
O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) passou a subir no período 0,38%, de uma alta de 0,51% em fevereiro.
0 comentário
Tarcísio está à frente de Haddad em 1° e 2° turnos para governo de SP, mostra pesquisa Genial/Quaest
Minério de ferro sobe com plano da China de aumentar empréstimos
Confiança econômica da zona do euro tem queda e pressões sobre preços disparam
IGP-M sobe mais que o esperado em abril com conflito no Oriente Médio, mostra FGV
Confiança de serviços no Brasil cai em abril ao menor nível desde agosto com guerra, diz FGV
Fed deve manter juros no que pode ser a última reunião da era Powell