Atrasos em barcaças com soja no Paraguai afetam esmagadoras na Argentina
![]()
ASSUNÇÃO/BUENOS AIRES (Reuters) - Um acúmulo de sedimentos no rio Paraguai atrasou nesta terça-feira as barcaças que transportavam soja paraguaia para Rosário, na Argentina, de acordo com as câmaras de transporte e de processamento da oleaginosa dos dois países.
A Argentina, o maior exportador mundial de óleo de soja, depende da soja paraguaia nessa época do ano, já que a colheita paraguaia terminou, mas a colheita argentina começa neste mês.
O acúmulo de sedimentos ocorreu no rio Paraguai, na foz do rio Bermejo, próximo ao rio Paraná, que faz parte da rota usada pelas barcaças para chegar a Rosário.
Gustavo Idigoras, presidente da câmara de exportadores de grãos da Argentina (CIARA-CEC), disse que os atrasos afetaram o fluxo de barcaças para a Argentina.
O setor de processamento de grãos da Argentina também compra soja dos produtores argentinos, embora esses últimos tenham retido mais grãos do que o normal devido à incerteza com relação à taxa de câmbio de sua moeda.
Raul Valdez, presidente do Centro de Armadores do Paraguai (CAFyM), disse à Reuters que os atrasos também afetaram as exportações de minério de ferro para o Brasil.
Valdez também observou que as condições do rio melhoraram nos últimos dias, devido ao aumento do nível do rio e à dragagem.
As exportações de soja do Paraguai caíram 14,2% nos dois primeiros meses de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024.
(Daniela Desantis em Assunção e Maximilian Heath em Buenos Aires)
0 comentário
Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes
Soja segue em alta na CBOT, mas ameniza ganhos na tarde desta 2ª feira