Comércio entre EUA e China pode diminuir em até 80%, diz OMC
![]()
(Reuters) - A Organização Mundial do Comércio (OMC) estimou nesta quarta-feira que as tensões comerciais entre Estados Unidos e China podem reduzir o comércio de mercadorias entre as duas economias em até 80%.
"Essa abordagem 'olho por olho' entre as duas maiores economias do mundo, que juntas respondem por cerca de 3% do comércio global, traz implicações mais amplas que podem prejudicar seriamente as perspectivas econômicas globais", afirmou a OMC.
Dividir a economia global em dois blocos dessa forma poderia levar a uma redução de longo prazo no PIB real global de quase 7%, acrescentou a entidade.
A estimativa preliminar da OMC foi divulgada por volta do mesmo momento em que o presidente dos EUA, Donald Trump, aumentou ainda mais as tarifas sobre as importações da China, mas aliviou as tarifas para outros países por 90 dias.
(Reportagem de Urvi Dugar)
0 comentário
Piscicultura encerra 2025 fortalecida e mira avanços estratégicos em 2026
Altas taxas de juros, crédito restrito e clima irregular postergaram a tomada de decisão para a compras de insumos, diz CropLife
Produção de açúcar do CS recua 33% na 2ª quinzena de novembro, mas ainda avança na safra 25/26
B3 antecipa adoção voluntária de relatório financeiro de sustentabilidade e clima alinhado ao ISSB
Vendas de café 25/26 do Brasil alcançam 69% da produção, aponta Safras
Milho e boi têm novo dia de baixas na B3 nesta 2ª feira, enquanto prêmios da soja sobem no Brasil neste início de semana