Indústria da zona do euro cresce mais do que o esperado em fevereiro
![]()
FRANKFURT (Reuters) - A produção industrial da zona do euro cresceu mais do que o esperado em fevereiro, aumentando as expectativas de que o setor irá se recuperar após dois anos de recessão, mesmo que a política comercial dos Estados Unidos mantenha os riscos elevados, mostraram dados do Eurostat nesta terça-feira.
A produção nas 20 nações que compartilham o euro aumentou 1,1% no mês, superando os 0,3% esperados em uma pesquisa da Reuters com economistas, já que a demanda por bens de consumo não duráveis aumentou.
Em comparação com o mesmo mês do ano anterior, a produção aumentou 1,2%, contra expectativa de um declínio de 0,8%, mas a produção permaneceu bem abaixo dos níveis do final de 2022, quando a recessão industrial começou.
A produção sofreu com a guerra da Rússia na Ucrânia, que elevou os custos de energia a níveis recordes, e com a concorrência mais barata, principalmente da Ásia, que excluiu os produtos europeus. O setor automobilístico também sofreu um impacto especial com a queda da popularidade de sua linha de produtos.
Entre as maiores economias da zona do euro, a Alemanha continuou a apresentar queda na produção, mas a França e a Espanha registraram aumentos.
No entanto, as tarifas dos EUA, se comprovadamente duradouras, provavelmente reduzirão a produção mais uma vez, já que a demanda de outras regiões e os gastos mais altos no país provavelmente não compensarão as vendas perdidas no curto prazo, argumentam economistas.
(Reportagem de Balazs Koranyi)
0 comentário
Rússia faz alerta nuclear à Otan em meio ao aumento das tensões no Báltico
Dólar fecha em baixa sob influência do exterior em dia de Ptax
Juros futuros fecham com leves baixas no Brasil em meio a apostas de manutenção de juros pelo Fed
Ibovespa fecha em alta com bancos e inflação abaixo do esperado nos EUA
Brasil e EUA criam grupo específico para negociar tarifaço
Fed deve dar uma pausa em outubro após dados de inflação