Federarroz: Chuvas causam acamamento e preocupação em produtores de arroz gaúchos
As chuvas dos últimos dias provocaram sérios problemas nas culturas de arroz em diversas regiões produtoras do Rio Grande do Sul. Segundo a Federação das Associações de Arrozeiros do Estado (Federarroz), há uma preocupação crescente com os impactos causados pelo acamamento – quando as plantas tombam por ação do vento ou excesso de umidade –, especialmente neste momento em que mais da metade da área plantada já foi colhida.
De acordo com o presidente da Federarroz, Alexandre Velho, a situação observada em campo pode afetar significativamente os números de produtividade da safra. "As chuvas da semana passada ocasionaram grandes problemas, agravaram problemas de acamamento nas diversas regiões produtoras do Estado. Isto preocupa os produtores e deve mudar bastante a produtividade na fase final da colheita", observa.
Os relatórios recebidos pela entidade indicam que o problema atinge municípios em diversas regiões orizícolas do Estado. Conforme a Federarroz, esta situação, somada ao período de frio que tomou conta do Estado nos últimos dias, também trazendo danos às lavouras, são fatos que irão, provavelmente, alterar os números finais da safra.
0 comentário
Excesso de chuva provoca perdas, atrasos e problemas de qualidade em lavouras do Paraná, aponta Deral
Arroz/Cepea: Média de outubro é a maior desde fev/25
Soja adiantada favorece janela do milho em MT, mas distribuição das chuvas ainda preocupa
Semeadura do feijão 1ª safra ganha ritmo e encosta na média histórica
Feijão/Cepea: Preto atinge maior patamar em dois anos
USDA: Inspeções de soja superam 2,44 milhões de toneladas e acumulam alta de 56% na temporada