Ações europeias fecham em alta com ganhos do setor financeiro e da L'Oreal
![]()
Por Sukriti Gupta e Medha Singh e Nikhil Sharma
(Reuters) - As ações europeias fecharam em ligeira alta nesta terça-feira diante dos ganhos do setor financeiro e da L'Oreal, embora o humor tenha permanecido instável após as críticas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao chair do Federal Reserve, Jerome Powell.
O índice pan-europeu STOXX 600 encerrou em alta de 0,2%, bem distante das mínimas da sessão, com a L'Oreal saltando 6,3% e marcando o melhor ganho em um único dia em quase sete meses.
A gigante da beleza divulgou aumento nas vendas do primeiro trimestre, superando as expectativas - um ponto positivo no setor depois que o grupo de luxo LVMH divulgou crescimento mais lento em sua varejista de produtos de beleza Sephora na semana passada.
Os bancos europeus iniciaram a semana com alta de 0,7%. O índice de recursos básicos - que inclui as maiores empresas de mineração da Europa - ganhou 1,2%, devido aos preços mais altos dos metais.
Entretanto, o aumento das tensões comerciais globais permaneceu no centro das preocupações dos investidores, que retornaram de um fim de semana prolongado de Páscoa.
O Fundo Monetário Internacional reduziu suas previsões para o crescimento nos Estados Unidos, na China e na maioria dos países, citando o impacto das tarifas dos EUA e alertando que novas tensões comerciais desacelerariam ainda mais o crescimento.
Enquanto isso, as repetidas críticas de Trump a Powell, pedindo ao banco central que corte a taxa de juros rapidamente, agravaram os temores quanto à independência do Fed.
"É apenas um quadro de incerteza. Nada realmente mudou", disse Daniela Hathorn, analista sênior de mercado da Capital.com.
Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,64%, a 8.328,60 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 0,41%, a 21.293,53 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,56%, a 7.326,47 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,09%, a 35.947,89 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,72%, a 13.010,60 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 1,40%, a 6.830,25 pontos.
0 comentário
Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde