Índices acionários de China e Hong Kong registram 2ª alta semanal com alívio tarifário
![]()
HONG KONG (Reuters) - Os índices acionários da China e de Hong Kong subiram nesta sexta-feira, registrando ganhos pela segunda semana consecutiva, uma vez que os Estados Unidos e a China suavizaram suas atitudes em relação a guerra comercial, em um alívio para investidores.
O índice CSI300 subiu 0,07% no fechamento, enquanto o índice SSEC, em Xangai, recuou 0,07%.
O índice Hang Seng, de Hong Kong, ganhou 0,32%. Isso elevou os ganhos da semana para 2,7%, o melhor desempenho em quase dois meses.
Todos os três índices registraram uma segunda semana de ganhos e ficaram perto de seus níveis mais altos desde 3 de abril, quando o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou "tarifas recíprocas" sobre as importações dos EUA e desencadeou perdas nos mercados de todo o mundo.
Pequim concedeu algumas isenções às importações vindas dos EUA de suas tarifas de 125% em um esforço para mitigar as consequências econômicas da guerra comercial, informou a Reuters nesta sexta-feira.
Isso segue uma mudança de tom da Casa Branca nesta semana, que está considerando aliviar as tensões com a China. O presidente dos EUA, Donald Trump, também disse na quinta-feira que as negociações comerciais entre os dois países estão em andamento.
Também melhorando o ambiente, o Politburo do Partido Comunista da China disse nesta sexta-feira que apoiará as empresas e os trabalhadores mais afetados pelo impacto das tarifas dos EUA e afrouxará a política monetária para manter a estabilidade no país.
Ainda assim, os mercados permanecerão cautelosos e no modo "esperar para ver" no momento, dada a recente volatilidade, disse Eugene Hsiao, chefe de estratégia de ações da China na Macquarie Capital.
. Em TÓQUIO, o índice Nikkei avançou 1,9%, a 37.705 pontos.
. Em HONG KONG, o índice HANG SENG subiu 0,32%, a 21.980 pontos.
. Em XANGAI, o índice SSEC perdeu 0,07%, a 3.295 pontos.
. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, avançou 0,07%, a 3.786 pontos.
. Em SEUL, o índice KOSPI teve valorização de 0,95%, a 2.546 pontos.
. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou alta de 2,02%, a 19.872 pontos.
. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES desvalorizou-se 0,21%, a 3.823 pontos.
. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 permaneceu fechado.
(Por Jiaxing Li em Hong Kong)
0 comentário
FPA: relatório da MP das dívidas rurais não resolve problema de acesso à renegociação
Ucrânia tem dificuldades para cobrir déficit à medida que custos da guerra sobem
Ibovespa avança após dados de inflação dos EUA aquém do esperado
Wall Street após dados de inflação aliviarem temores de alta de juros
Irã confirma rejeição dos EUA a proposta, enquanto norte-americanos se retiram do Iraque
Atividade industrial da China cresce em setembro em meio ao boom da IA